Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/03/2012 08:07

Sintomas da Meningite podem ser confundidos com os de outras infecções

Presente, na maioria dos casos, em adolescentes e adultos jovens, a meningite é uma doença que atinge diferentes regiões do Brasil acompanhada de uma alta letalidade, ou seja, grandes chances da doença levar à morte. Tal situação é o resultado indicativo do uso restrito das vacinas disponíveis e, também, um sinal de desperdício da oportunidade de utilização de uma estratégia de controle altamente eficaz, num contexto onde a chance de falecer é alta.


Um dos principais problemas da saúde pública, pela sua capacidade de ocasionar surtos e epidemias, a meningite é um processo inflamatório das meninges, que muitas vezes são causadas por vírus e bactérias. \\\"É uma inflamação da leptomeninge, a membrana mais interna que reveste o sistema nervoso central, a qual normalmente é produzida por agentes infecciosos. Quando a infecção também atinge o cérebro é chamada de meningoencefalite\\\", afirma o Dr. David Eduardo Barroso, médico infectologista e pesquisador titular do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-MS).



Os públicos mais suscetíveis ao desenvolvimento desta doença são recém-nascidos, idosos e pessoas com deficiência no sistema imunológico. O Dr. David Eduardo Barroso, cita os primeiros sintomas desta patologia. \\\"Em fase inicial pode haver apenas um quadro febril acompanhado de sintomas como fotofobia, anorexia e letargia, com posterior desenvolvimento de cefaléia, vômitos e rigidez de nuca. Alteração do nível de consciência e convulsão pode fazer parte da evolução, assim como alteração do comportamento\\\", afirma.



Esta enfermidade pode ser dividida em virais e bacterianas. Na primeira, o quadro clínico é mais leve e os sintomas são parecidos com viroses e gripes. Já no caso das meningites bacterianas, a gravidade é maior e deve ser tratada o mais rápido possível. Este tipo de doença atinge principalmente crianças e muitas vezes são transmitidas pelas vias respiratórias.


Diagnóstico e Tratamento


O diagnóstico baseia-se na avaliação clínica e no exame de líquor do paciente. \\\"A meningite é confirmada pela análise do líquido cérebro-espinhal (líquor), o qual é obtido por punção lombar. Deve-se lembrar que existe a possibilidade da ocorrência de septicemia (infecção generalizada) na ausência de meningite, uma situação na qual a análise do líquor será normal\\\", afirma. A utilização de medicamentos pode mascarar a doença. \\\"O uso de antitérmicos pode levar a uma melhora temporária e, consequentemente, mascarar as evidências clínicas de uma doença infecciosa grave em evolução\\\", completa.



O tratamento desta doença requer urgência médica. \\\"O tratamento da meningite com ou sem septicemia requer internação hospitalar e o uso de antibióticos por via venosa, entre sete a dez dias. Em alguns casos há necessidade de terapia intensiva e, consequentemente, admissão em unidade de terapia intensiva\\\", revela.


Algumas recomendações são necessárias para evitar esta enfermidade. Manter a vacinação em dia e cuidados com a higiene, especialmente antes das refeições, são fundamentais para evitar a doença. \\\"A prevenção da doença se faz através de vacinas, as quais atualmente conferem proteção prolongada. Isto permite que as vacinas existentes possam ser usadas de forma rotineira, o que no caso da doença meningocócica permite a prevenção não só da doença, mas também da epidemia\\\", alerta.

Por Saúde em Pauta online

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)