Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Síndrome dos Ovários Policísticos causa infertilidade

Agência Saúde - 05 de outubro de 2006 - 07:23

Durante o exame de ultra-sonografia, 30% das mulheres têm o diagnóstico de presença de microcistos nos ovários. Na maioria dos casos, esses cistos não têm nenhuma importância fisiológica. Mas, 20% deles caracterizam a Síndrome dos Ovários Policísticos. A síndrome pode causar sintomas como alterações menstruais, aumento de peso, aparecimento de pêlos no rosto, entre os seios e abaixo do umbigo, além de obesidade. Se o diagnóstico for o da síndrome, a mulher precisa de cuidados específicos. A ginecologista Carla Martins explica como funciona o tratamento.

"Ela tem duas linhas de tratamento. Se ela não quer engravidar, a gente corrige os sintomas que esse ovário policístico possui. Então, a gente corrige as alterações de pele e pêlo, os distúrbios menstruais por meio do uso de medicações específicas ou por meio do uso de anticoncepcionais orais. Se a paciente quer engravidar, a gente lança mão de drogas que induzem a ovulação."

A Síndrome dos Ovários Policísticos está entre as principais causas de infertilidade feminina porque as mulheres ficam com o ovário mais resistente e não ovulam. E, se não for tratado, o problema aumenta a chance de câncer do endométrio.

De Brasília, Eline Santos

SIGA-NOS NO Google News