Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Síndrome de Down: pessoas amorosas e muito especiais

Redação - 21 de março de 2019 - 14:00

Nesse 21 de março comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. No romance "Dilacerada", a autora e psicóloga Helô Delgado retrata personagem com Trissomia 21

A síndrome de Down é uma condição genética que leva à características físicas singulares. Ela é causada por um cromossomo extra no par 21 e, embora apresentem deficiências intelectuais e de aprendizado, pessoas com síndrome de Down têm personalidade única, estabelecem boa comunicação e também são sensíveis e muito amorosas.

Conhecido também como trissomia 21, a síndrome é um acidente genético que ocorre no momento da concepção em 95% dos casos. Com o avanço da idade materna existe uma probabilidade maior de gerar um bebê com alterações cromossômicas como a Síndrome de Down, principalmente acima dos 35 anos de idade. Isso acontece, pois, as células mais velhas tem maiores chances de terem erros durante seu processo de divisão, o que pode causar a presença de um cromossomo a mais ou a menos nos óvulos.

Muitas vezes, crianças portadoras dessa síndrome sofrem em meio a sociedade, por isso, no dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Essa data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.

No livro “Dilacerada”, escrito pela autora e psicóloga Helô Delgado e, na sua primeira edição pela Editora Coerência, há uma representatividade única e muito fofa. A irmã mais nova da protagonista Vivian tem Síndrome de Down e é a única companhia que a moça tem diariamente. A pequena Val é muito amorosa e está sempre alegrando os dias da irmã, aliviando um pouco da pressão que a mãe deixa em cima da jovem.

Por mais que ambas sofram alienação parental, a vida da protagonista fica mais leve quando ela passa os dias ensinando sua irmã a ler, assim, distraindo-se e amenizando o peso que carrega por cuidar da casa sozinha. Ao mesmo tempo que Val aprende com Vivian, a pequena também ensina a irmã mais velha a ter paciência, ser gentil e amorosa. Dilacerada é um livro cheio de ensinamentos e emoções, onde cada personagem é único transmite lições de vida aos leitores.

Dilacerada

O que você faria se alguém do seu passado voltasse para a sua vida e você tivesse que enfrentar seus traumas?
Uma família peculiar. Uma mãe rigorosa. Um romance.

Aos 27 anos, Vivian é uma adulta marcada por seu passado e leva uma vida reservada. Não confia em quase ninguém e acredita ser incapaz de amar. Quando menos espera, depara-se com uma situação delicada, a qual evita por vários anos: a necessidade de buscar ajuda profissional para falar sobre seu passado, seus sentimentos e enfrentar seus conflitos mais profundos.

Ficha Técnica
Título: Dilacerada
ISBN: 978-85-92572-91-4
Autora: Helô Delgado
Páginas: 253
Preço: R$ 40,00

Sobre a autora: Helô Delgado nasceu no sul de Minas Gerais, é casada e mãe de dois filhos. Formada em Psicologia, pós-graduada em Psicanálise e Tradução, é apaixonada por literatura desde criança. Demorou muito para acreditar que poderia escrever e, agora que começou, não quer parar. Dilacerada é seu primeiro romance.

SIGA-NOS NO Google News