Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Últimas Notícias

12/08/2015 14:00

Síndrome da apneia obstrutiva do sono

Mulher com saúde

Um dos principais problemas que afetam o sono da população brasileira é a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Ela é uma doença crônica que possui vários sintomas, que vão desde a parada e retomada repentina da respiração, o ronco e até mesmo a sonolência ao longo do dia. Uma noite mal dormida pode desencadear muitos problemas em nosso dia-a-dia, como cansaço constante, falta de concentração e até mesmo memória.

Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono ocorre quando o fluxo do ar nas vias respiratórias superiores é restringido. Assim, começamos a ouvir o famoso ronco. Em alguns casos mais graves, a respiração pode ser interrompida por instantes, e assim, a pessoa pode despertar com falta de ar frequentemente.

Sindrome Apneia Obstrutiva do Sono
De acordo com o Dr. José Antônio Pinto, otorrinolaringologista na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, o distúrbio pode estar ligado a outras doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo depressão. O especialista ainda afirma que algumas pessoas têm uma maior predisposição ao transtorno. Algumas condições genéticas, funcionais, orgânicas e psicossomáticas podem estar entre estas múltiplas causas.

Dentre alguns sintomas da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono estão o ronco, insônia, dor de cabeça constante, dor de cabeça pela manhã, irritação advinda de uma noite mal dormida, acordar com a boa seca, entre outros. E para o diagnóstico da apneia, o Dr. José Antônio Pinto recomenda a procura por um otorrinolaringologista. “Somente o especialista poderá examinar as vias respiratórias do paciente e cruzar algumas informações com o histórico médico do mesmo. Além disto, a polissonografia, que é o monitoramento do sono feito através de um sensor que avalia a qualidade do sono, poderá apontar o melhor tipo de tratamento em cada caso. Os tramamentos poderão ser feitos através de mudanças de hábitos e até mesmo aparelhos que melhoram a condição do sono”, detalha.

Além disto, o médico dá algumas dicas de cuidados que podem ser tomados para evitar ou aliviar os sintomas da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono:

Fazer exercícios físicos com regularidade;
Perder peso nas condições em que é necessário;
Fazer apenas refeições leves antes de dormir;
Evitar bebidas cafeinadas antes de dormir e até 4 horas antes;
Ter no mínimo 8 a 6 horas de sono;
Criar uma rotina de horários para dormir e acordar;
Tratar inflamações ou infecções nas vias respiratórias;
Não fumar .

Dr. José Antônio Pinto, otorrinolaringologista*Dr. José Antônio Pinto é otorrinolaringologista na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 28 de Maio de 2018
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)