Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sindjor destaca importância do Seminário para jornalista

TJ/MS - 03 de setembro de 2004 - 08:18

Nos próximos dias 8, 9 e 10 de setembro, os profissionais e acadêmicos de Jornalismo se reúnem no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul para a realização do 4o Seminário de Direito para Jornalistas, onde estarão discutindo o Papel Social do Judiciário e da Imprensa. O objetivo é promover troca de informações e aproximar os dois órgãos.

Para a Presidente do Sindicado dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS), Mônica Ferreira de Souza, o evento é oportuno, considerando que, além da abordagem do tema da mesa redonda, o Denuncismo, haverá palestra enfocando o momento eleitoral. “Os profissionais terão oportunidade de sanar dúvidas sobre a realidade diária que estão vivendo nas redações”, explica Mônica.

Pelo quarto ano consecutivo, o Tribunal de Justiça oferece o Seminário, contribuindo com a continuidade, aprimoramento e enriquecimento dos jornalistas, além de mostrar aos acadêmicos a realidade que irão enfrentar no mercado de trabalho quanto à cobertura de pautas relacionadas ao Poder Judiciário. A Presidente do Sindjor destaca que a área de atuação do profissional da comunicação é abrangente e é praticamente obrigatório estar sempre estudando, o que nem sempre é possível, dada a longa jornada de trabalho diário, portanto é de suma importância valorizar e participar de iniciativas como essa, oportunizada pelo Tribunal de Justiça.

Quanto ao denuncismo, Mônica comenta que muitas vezes não são consideradas as dificuldades enfrentadas dentro da redação, principalmente em relação ao fator tempo. Uma matéria bem apurada, na qual foram ouvidas todas as partes envolvidas, o risco da matéria ser contestada é quase nulo e para isso é preciso ter acesso fácil e rápido às fontes. “Uma matéria bem apurada pode até sofrer algum recurso judicial, mas não haverá nada para contestar”, destaca Mônica.

Segundo Mônica, o jornalista deve ter a humildade de dizer que não sabe e ter a quem recorrer no caso de dúvidas. O seminário tem também essa finalidade, aproximar os profissionais da comunicação dos magistrados, a fim de gerar informações mais fundamentadas à sociedade.

O tema – Na opinião de Mônica, a imprensa, de modo geral, ficou mais investigativa nos últimos anos e isso tem gerado mais ações judiciais, considerando que denúncias geralmente mexem com interesses de pessoas, classes ou categorias. “Isso deve fazer parte da imprensa sempre”, diz a Presidente, que aponta a aproximação dos dois órgãos como uma maneira de melhorar a prestação de serviços à sociedade

SIGA-NOS NO Google News