Cassilândia, Terça-feira, 19 de Junho de 2018

Últimas Notícias

24/02/2018 17:00

Sinais claros de que o seu bike fit está errado

Ativo.com/Igor Laguens

A primeira coisa que a maioria das pessoas faz ao comprar uma bike (e me incluo nessa!) é dar aquela voltinha no estacionamento do prédio ou na pracinha perto de casa, e isso deve sempre ser feito ! Mas lembre-se: hoje em dia, as bikes têm tamanhos que variam de acordo com a pessoa e sua altura, assim como homens e mulheres que requerem ajustes específicos !

Quando a bike está muito boa não sentimos nada, a vida é boa, o pedal pode ser longo, o treino pode ser duro que nada acontece (além, claro, do desconforto muscular esperado devido ao grande esforço). Agora, se este desconforto vem logo no inicio do pedal, então a coisa é séria e você deve parar um pouco e buscar uma ajuda.

Mas quem pode me ajudar? Hoje muitas lojas contam com o serviço de bike fit (ajuste da bike ao ciclista) com ferramentas que vão desde os sistemas e métodos mais simples, até a analise 3D e biomecânica da pedalada. Procure uma bike shop perto da sua casa e não deixe de fazer – um bom bike fit pode mudar radicalmente o seu pedal.

Sintomas e causas do bike fit errado

Abaixo, sugiro alguns métodos simples para aliviar problemas e sintomas comuns na hora de pedalar:

– Dores na parte da frente do joelho (tendão patelar) –> Indica selim baixo. Suba um pouco (0,5 cm) de cada vez até aliviar essa pressão.

– Dores na lombar –> Pode ter múltiplas causas, desde um selim baixo até um muito alto. Um guidão muito próximo do ciclista também pode ser a causa desse problema.

– Formigamento nas mãos –> Pode ser causado por manetes de freio desalinhados, guidão muito próximo ao ciclista, manopla ou fita de guidão sem amortecimento. O selim com a ponta muito para baixo também pode ser uma causa, uma vez que o ciclista fica escorregando para frente.

– Assadura –> Selim alto demais ou largo demais, ou a falta de uso de uma bermuda com um bom forro.

– Formigamento ou sensibilidade no períneo –> Normalmente selim baixo ou tamanho incorreto. Outra causa é a ponta do selim muito alta.

– Dor no tornozelo –> Acontece quando a pisada no pedal está desalinhada com o restante da perna.

– Dor na cervical –> Sintoma de um guidão muito baixo ou muito longo.
Lembre que as atividades fora da bike também podem ser responsáveis por estas dores. Melhorar sua postura no dia a dia, principalmente durante as horas passadas no trabalho, também pode ter um grande efeito no alívio do desconforto. Uma rotina de musculação regular também é um grande aliado contra as dores musculares.

(*) Igor Laguens - É formado em educação física, especialista em treinamento de ciclismo e bike fitter certificado pelo Serotta International Cycling Institute.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Junho de 2018
Domingo, 17 de Junho de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)