Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Simon: Lula deve ouvir oposição com relação a economia

Agência Senado - 30 de março de 2004 - 09:11

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) sugeriu nesta segunda-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva drible a crise política e convoque uma reunião nacional com os partidos da base governista e da oposição e com os governadores “para definir o ritmo e o rumo” de uma mudança na polícia econômica. Em sua avaliação, estão criadas as condições objetivas, tanto no plano interno como externo, para uma mudança na política econômica capaz de garantir o crescimento sustentável a longo prazo.

Simon registrou o avanço na postura de organismos financeiros internacionais no rumo de uma flexibilização de seus controles sobre as economias da América Latina, especialmente nas relações do país com o Fundo Monetário Internacional. Ele citou a reunião anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que está se realizando em Lima, no Peru, em que se discute a tese de que investimentos em infra-estrutura não devem ser considerados gastos para efeitos de fixação da meta do superávit primário.

O senador lembrou que o presidente do BID, Enrique Iglesias e o ex-diretor gerente do FMI Horst Köhler concordam com essa tese e que até o Banco Mundial “está disposto a rever sua ortodoxia nesse aspecto”. Nesse cenário, disse o senador, até mesmo a meta da inflação no Brasil poderia ser rediscutida.

Simon citou ainda documento sobre o Brasil produzido pelo economista Olivier Blanchard, ex-diretor do Massachusetts Institute of Technology, que critica o rigor exagerado na meta de inflação e na política de juros altos.

Estas notícias, disse o senador, vêm somar-se ao otimismo das autoridades brasileiras em relação aos números da economia. Ele conclamou o presidente Lula a dar “o passo decisivo” para a mudança na política econômica, frisando que “para isso o povo o elegeu”.

Em aparte, participaram do debate os senadores Ney Suassuna (PMDB-PB), Alvaro Dias (PSDB-PR) e Heráclito Fortes (PFL-PI).


SIGA-NOS NO Google News