Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

08/07/2005 06:59

Simon demonstra preocupação com base americana

Agência Senado

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) subiu à tribuna nesta quinta-feira (7) para declarar sua preocupação com os boatos de que os Estados Unidos estariam planejando a instalação de uma base militar no Paraguai. O senador informou que o assunto foi discutido na manhã desta quinta na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), presidida pelo senador Cristovam Buarque (PT-DF).


Simon informou que Cristovam vai conversar pessoalmente com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para esclarecer junto ao governo paraguaio as suspeitas levantadas pelo jornalista Mauro Santayana e pela agência de notícias Carta Maior.

- Não se justifica que os Estados Unidos continuem a estabelecer bases pelo mundo inteiro. George Bush pensa que é o xerife de toda a humanidade. Por que colocar uma base militar na América do Sul, que é pacífica e ordeira? - criticou Simon.

Para o senador, "o assunto é sério demais", pois a base poderia ser instalada perto da região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina e próxima à usina hidrelétrica binacional de Itaipu. Para Simon, os norte-americanos estariam atrás das "fantásticas reservas de água" e não de terroristas muçulmanos, como alegam. O senador afirmou que a fiscalização da região deve ser feita apenas pelos três países sul-americanos, mesmo se lá existirem focos terroristas.

- Naquela região de fronteiras tem contrabando de armas e drogas, roubo de caminhões. Isso existe, mas não vai ser uma base americana que vai resolver esses problemas. Quem tem que resolver é o Mercosul, à base de cooperação e entendimento - avaliou.

Na opinião de Simon, os Estados Unidos querem criar um desentendimento entre os países que compõem o Mercado Comum do Sul (Mercosul). O senador disse esperar que os boatos sejam falsos, mas que a CRE vai conferir o que está acontecendo na realidade, "porque com Bush é sempre bom manter a desconfiança". Em apartes, os senadores Juvêncio da Fonseca (PDT-MS) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) apoiaram o pronunciamento do colega e destacaram a importância do assunto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)