Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Simon demonstra preocupação com base americana

Agência Senado - 08 de julho de 2005 - 06:59

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) subiu à tribuna nesta quinta-feira (7) para declarar sua preocupação com os boatos de que os Estados Unidos estariam planejando a instalação de uma base militar no Paraguai. O senador informou que o assunto foi discutido na manhã desta quinta na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), presidida pelo senador Cristovam Buarque (PT-DF).


Simon informou que Cristovam vai conversar pessoalmente com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para esclarecer junto ao governo paraguaio as suspeitas levantadas pelo jornalista Mauro Santayana e pela agência de notícias Carta Maior.

- Não se justifica que os Estados Unidos continuem a estabelecer bases pelo mundo inteiro. George Bush pensa que é o xerife de toda a humanidade. Por que colocar uma base militar na América do Sul, que é pacífica e ordeira? - criticou Simon.

Para o senador, "o assunto é sério demais", pois a base poderia ser instalada perto da região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina e próxima à usina hidrelétrica binacional de Itaipu. Para Simon, os norte-americanos estariam atrás das "fantásticas reservas de água" e não de terroristas muçulmanos, como alegam. O senador afirmou que a fiscalização da região deve ser feita apenas pelos três países sul-americanos, mesmo se lá existirem focos terroristas.

- Naquela região de fronteiras tem contrabando de armas e drogas, roubo de caminhões. Isso existe, mas não vai ser uma base americana que vai resolver esses problemas. Quem tem que resolver é o Mercosul, à base de cooperação e entendimento - avaliou.

Na opinião de Simon, os Estados Unidos querem criar um desentendimento entre os países que compõem o Mercado Comum do Sul (Mercosul). O senador disse esperar que os boatos sejam falsos, mas que a CRE vai conferir o que está acontecendo na realidade, "porque com Bush é sempre bom manter a desconfiança". Em apartes, os senadores Juvêncio da Fonseca (PDT-MS) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) apoiaram o pronunciamento do colega e destacaram a importância do assunto.

SIGA-NOS NO Google News