Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Significado de Peixe na Páscoa

Signficado.com - 05 de abril de 2015 - 07:14

O que é Peixe na Páscoa:

O Peixe na Páscoa é um símbolo de vida. Alguns apóstolos de Cristo eram pescadores. Os primeiros cristãos já incluíam o peixe entre os símbolos das suas crenças. O acóstico IXTUS - peixe em grego, fazia referência a Jesus. As letras representavam as iniciais de "Iesus Xristos Theos Huios Sopter" que significa - "Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador".

Durante a Quaresma - os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicavam-se ao jejum, para lembrar os quarenta dias de penitência em que Jesus passou no deserto e os sofrimentos que suportou na cruz. Esse costume foi reduzido para a Sexta Feira da Paixão, onde o alimento principal passou a ser o peixe.

A Páscoa
A Páscoa é uma das festas mais importantes do cristianismo. Nas festividades da Semana Santa e da Páscoa são reverenciadas a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa começa no "Domingo de Ramos", que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, onde as ruas eram cobertas de folhas de palmeiras, para comemorar sua chegada. A "Sexta Feira Santa" é o dia em que os cristãos celebram o sofrimento e morte de Jesus durante sua sacrificação. O "Sábado de Aleluia" é o dia em que se celebra a missa da meia noite, na passagem para o início da Ressurreição. No "Domingo de Páscoa", é celebrado a Ressurreição de Jesus e sua primeira aparição para seus discípulos.

Durante toda a Semana Santa, dedicada às comemorações da Páscoa, os cristãos agregam vários rituais que caracterizam as festividades, entre eles: os ramos da palmeira, que enfeitam as Igrejas, o círio pascal, uma vela que permanece acesa durante toda a semana, o peixe, alimento principal na Sexta Feira da Paixão, o ovo e o coelho, que representam o nascimento para uma nova vida.

SIGA-NOS NO Google News