Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sífilis e gonorreia estão se tornando intratáveis

EPharma Notícias - 04 de setembro de 2016 - 09:30

Sífilis, gonorreia e clamídia são doenças sexualmente transmissíveis provocadas por bactérias, geralmente tratadas com antibióticos. Porém, por causa do uso errado ou em excesso dessas drogas, os micróbios estão criando resistência aos medicamentos e reduzindo as opções de tratamento. Por esse motivo, a Organização Mundial da Saúde anunciou nesta terça-feira a revisão das recomendações para o cuidado médico dessas doenças.

Estimativas apontam que 131 milhões de pessoas são infectadas anualmente pela clamídia, 78 milhões pela gonorreia e 5,6 milhões por sífilis. Das três doenças, a gonorreia foi a que mais desenvolveu resistência aos antibióticos. Cepas da bactéria que não respondem a qualquer medicamento disponível já foram detectados. Embora menos comum, a resistência da clamídia e da sífilis também já foi detectada, o que torna a prevenção a melhor estratégia.

Se não forem diagnosticadas e tratadas, essas doenças podem causar sérios problemas no longo prazo, sobretudo nas mulheres, que podem desenvolver doenças inflamatórias na região pélvica, gravidez ectópica e abortos espontâneos. Gonorreia e clamídia podem causar infertilidade, entre homens e mulheres. Infecções por essas três doenças também aumentam o risco de uma pessoa ser infectada pelo HIV.

— Clamídia, gonorreia e sífilis são grandes problemas de saúde pública em todo o mundo, afetando a qualidade de vida de milhões de pessoas, provocando sérias doenças e, às vezes, a morte — alertou Ian Askew, diretor de Saúde Reprodutiva da OMS. — As novas recomendações reforçam a necessidade de tratamento dessas doenças sexualmente transmissíveis com o antibiótico correto, com a dose certa e tempo certo para reduzir o avanço delas.

A OMS pede aos governos o monitoramento de cepas resistentes. Os serviços de saúde devem prescrever os antibióticos mais eficazes, com base nos dados desses padrões de resistência. E isso deve aumentar o custo, já que medicamentos antigos e baratos já perderam sua eficácia.

A clamídia é a mais comum das DSTs bacterianas, e se manifesta pelo ardor durante o urinar, mas a maioria das pessoas não apresentam sintomas. A gonorreia pode provocar infecções na genitália, reto e garganta. A OMS retirou a recomendação do uso da quinolona — classe de antibióticos usados no tratamento de infecções bacterianas — por causa dos altos níveis de resistência. Cada serviço de saúde deve mapear as cepas mais comuns e definir o método de tratamento.

Para a sífilis — transmitida pelo contato de uma ferida nos genitais, ânus, lábios ou boca, além de mãe para o feto durante a gestação — a nova recomendação é uma única dose de benzilpenicilina benzatina, conhecida popularmente como benzetacil, considerado o tratamento mais eficaz e mais barato que antibióticos orais.

SIGA-NOS NO Google News