Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

04/12/2005 14:15

Shopping center é o meio de lazer do jovem urbano

Lana Cristina/ABr

O shopping center é o principal meio de lazer do jovem entre 15 e 24 anos que vive na cidade, seja no Distrito Federal (DF) ou em qualquer outra cidade do país onde se realizou a pesquisa coordenada pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e pelo Instituto Pólis. Concluiu-se, no estudo, que há disparidades no acesso à cultura e lazer entre as classes sociais.

No DF, ela ganhou o nome "Juventude Brasileira e Democracia – participação, esfera e políticas públicas" e foi organizada pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).

De outubro de 2004 a maio de 2005, 600 jovens de várias camadas socioeconômicas do DF foram entrevistados. Já no país, foram aplicados 8 mil questionários em sete regiões metropolitanas (Belém, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). O objetivo foi o conhecer o potencial de participação do jovem na vida pública, além de apontar recomendações de políticas públicas para a juventude.

O shopping center foi apontado como a opção de lazer mais segura e com menor custo por 69,2% dos jovens das sete regiões. Na análise do relatório, confirmou-se que a principal preocupação do jovem urbano é a segurança.

No Brasil, o segundo meio de lazer do jovem é o cinema, principalmente para as classes A, B e C. Já no Distrito Federal, o segundo lugar ficou com os centros culturais. Nas classes D e E, parques e praças são a segundo opção de lazer mais apontada pelos jovens.

As principais demandas na área de lazer, apontadas pelos jovens, foram: mais investimento por parte do governo e de empresários em iniciativas culturais e descentralização dos espaços de cultura e lazer. Nas classes D e E, uma reclamação constante é quanto à divulgação de eventos para quem mora longe dos locais onde as atividades são realizadas.

O principal meio de informação dos jovens sobre atividades culturais e de lazer é a televisão, em 83,4% dos casos no Distrito Federal, seguido de jornais de revistas (49,9%), rádio (37,3%), internet (26,8%) e amigos (17%).

Para jovens das classes A e B, a internet é o terceiro meio mais acessado na busca de informações em geral, enquanto para as classes D e E é o oitavo. O jovem de menor poder aquisitivo apontou as escolas e os telecentros como espaços importantes de acesso à rede.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Agosto de 2017
Domingo, 20 de Agosto de 2017
10:00
Receita do dia
09:50
Três Lagoas
Sábado, 19 de Agosto de 2017
20:38
Para o fim de semana
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)