Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sharapova alcança topo e leva a Rússia ao 1º lugar

24horasnews - 22 de agosto de 2005 - 09:55

Maior sensação do tênis feminino nos últimos tempos, a russa Maria Sharapova alcançou nesta segunda-feira o topo do ranking da WTA (Associação das Tenistas Profissionais) pela primeira vez na carreira. A tenista de 18 anos, que desbancou a norte-americana Lindsay Davenport, se torna desta forma a primeira atleta da Rússia a chegar à liderança.

Sharapova é a 15ª mulher a alcançar a liderança do ranking mundial, criado em 1975, quando a norte-americana Chris Evert reinava no tênis feminino.

Aos 18 anos, Sharapova, agora no topo, terá muito tempo na carreira para tentar se aproximar do reinado das maiores tenistas da história. O recorde de longevidade à frente do ranking segue nas mãos da alemã Steffi Graf, que permaneceu 377 semanas como número 1 do mundo. Martina Navratilova (331 semanas) e Martina Hingins (209 semanas) foram outras que sustentaram longa dinastia na relação da WTA.

Em sua ainda breve trajetória no circuito profissional, Sharapova já ostenta dez títulos. A mais importante conquista aconteceu em julho de 2004, no triunfo do Grand Slam de Wimbledon. Nesta temporada, a russa venceu três vezes, em Tóquio (Japão), Doha (Qatar) e Birmingham (Inglaterra).

GUGA DESABA NO RANKING
Gustavo Kuerten, maior tenista da história do tênis masculino brasileiro, é hoje apenas o 12º melhor representante do país no ranking de entradas da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Na relação divulgada pela entidade nesta segunda, o catarinense aparece no 352º posto, 85 pontos.

Caso não participe do Aberto dos EUA na próxima semana, Guga, que se recupera de lesão, perderá os últimos cinco pontos que defendia nesta temporada e deverá cair mais 30 lugares.

Se nada mudar no seu calendário, entrará na próxima temporada beirando o 380º posto, classificação insuficiente para disputar qualquer torneio de bom nível. Leia mais
Em torneios de Grand Slam, Sharapova tem como retrospecto, além do título de Wimbledon em 2004, uma semifinal do Aberto da Austrália e duas quartas-de-finais em Roland Garros. Neste ano, a russa parou na semifinal na grama de Londres, onde defendia o título.

Natural da região russa da Sibéria, Sharapova vive e treina na Florida, nos Estados Unidos, há mais e dez anos. A nova número 1 do ranking mundial integra o pelotão de tenistas bem-sucedidas da Rússia na atualidade, que conta Svetlana Kuznetsova, Elena Dementieva e Anastasia Myskina como outros destaques. Hoje, o país conta com oito representantes entre as 20 melhores do planeta.

Outra façanha que a jovem Sharapova conquistará nesta semana é a condição de cabeça-de-chave número 1 de um torneio de Grand Slam pela primeira vez na carreira. A russa encabeçará a chave do Aberto dos Estados Unidos, que começa na próxima segunda-feira.

SIGA-NOS NO Google News