Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sexo frágil: Qualidade de vida dos homens preocupa

Agência do Rádio - 13 de novembro de 2007 - 09:31

No cotidiano popular, costuma-se dizer que as mulheres representam o sexo frágil. Os números da saúde pública no País, no entanto, indicam outra realidade: os homens estão morrendo mais. Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em qualquer faixa etária os homens apresentam mais problemas que as mulheres.

"Os homens, primeiro, são mais frágeis. Eles morrem mais e adoecem mais em qualquer faixa etária. Segundo, eles se cuidam menos. Eles são menos receptíveis às campanhas de prevenção, por exemplo. Olha que dado importante: a cada 100 mulheres com mais de 60 anos no Brasil, só existem 80 homens. Eles estão morrendo, devido à epidemia de violência em grande parte e por outras doenças. Ele fuma mais, ele bebe mais do que as mulheres e ele se expõem mais às situações de conflito, no trânsito, na briga."

Sobre as campanhas de prevenção, o ministro da Saúde explicou que a formação cultural do Brasil contribui para a baixa participação dos homens. Segundo Temporão, a exigência de uma masculinidade muito rígida, na qual não se pode chorar e ou ser fraco, faz com que as mobilizações tenham uma menor influência sobre eles.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News