Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

06/09/2005 16:11

Severino marca votação do caso Jefferson para o dia 13

Agência Câmara

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, marcou para a próxima terça-feira (13) a votação em Plenário da proposta de cassação do mandato do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), conforme parecer aprovado na semana passada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Como o processo contra Jefferson já extrapolou o prazo de 90 dias de tramitação, o pedido tranca a pauta do Plenário até ser votado.
Severino aguarda ainda o encaminhamento para a Câmara do relatório conjunto das comissões parlamentares mistas de inquérito (CPMIs) dos Correios e da Compra de Votos. O cronograma inicialmente previsto depende do envio do relatório. A expectativa do presidente da Câmara é que, também na terça-feira (13), o parecer da Corregedoria a respeito do relatório parcial seja analisado pela Mesa Diretora em reunião marcada para as 15 horas.
Para que a Mesa envie o caso para exame pelo Conselho de Ética, o relatório das CPMIs tem de passar antes pelo crivo da Corregedoria da Casa. No último dia 1º, as comissões apontaram o envolvimento de 18 parlamentares no suposto esquema do “mensalão”. Assim que o relatório com os nomes dos 18 parlamentares chegar à Câmara, será enviado para exame do corregedor Ciro Nogueira (PP-PI), que já adiantou que vai dar seu parecer em tempo recorde, de modo a permitir que a Mesa envie o caso para o Conselho de Ética no menor prazo possível.

Convocação
De Nova Iorque, onde participa da 2ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamentos, organizada pela União Interparlamentar (UIP), o presidente da Câmara já determinou a convocação de todos deputados para votar a cassação de Jefferson. Se quiser, o deputado poderá apresentar sua defesa pessoalmente em Plenário antes da votação do processo. Essa defesa também poderá ser feita pelos advogados do deputado, como aconteceu no Conselho de Ética, onde o pedido de cassação foi aprovado por unanimidade.
A votação em Plenário será secreta. Cada deputado depositará o seu voto (fechado numa sobrecarta ou envelope) em uma urna.
Para que Jefferson seja cassado, a maioria absoluta dos deputados (257 de um total de 513) deve votar "sim". Nesse caso, o ato da Mesa Diretora determinando a perda do mandato será lido na mesma sessão e passará a valer no dia seguinte, quando for publicado no Diário Oficial da Câmara.
Se forem registrados menos de 257 votos favoráveis à perda de mandato, Jefferson continuará deputado, com todas as prerrogativas do cargo, e o processo será definitivamente arquivado pela Câmara.
O Conselho de Ética recomendou a cassação de Jefferson no dia 1º de setembro, por 14 votos a zero. A votação seguiu o parecer do relator do processo, deputado Jairo Carneiro (PFL-BA). O presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), surpreendeu-se com a unanimidade da decisão, mas declarou que o fato aponta a seriedade com que os trabalhos foram conduzidos. Por ser presidente, Izar não votou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017
Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 18 de Fevereiro de 2017
Sexta, 17 de Fevereiro de 2017
20:33
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)