Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/11/2015 13:00

Sete brasileiros são diagnosticados com câncer de próstata a cada hora

Saúde Plena

Se outubro foi rosa, novembro coloriu-se de azul para lembrar aos homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O tumor mais prevalente no sexo masculino atinge 69 mil pessoas por ano, de acordo com as estimativas mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca) — a cada hora, 7,8 brasileiros são diagnosticados. Um complicador é que, até hoje, não se encontraram fatores de risco específicos da doença, o que torna a prevenção uma tarefa difícil.

“Comer menos gordura e fazer atividade física são medidas preventivas para qualquer tipo de câncer. Mas ainda não conseguimos identificar nenhum risco relacionado diretamente ao de próstata”, observa Lucas Nogueira, coordenador do Departamento de Uro-oncologia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Em relação à prevenção, o que se faz hoje, de acordo com o médico, é evitar os óbitos associados à doença e, para isso, é fundamental identificá-la na fase inicial. Em 2013, o câncer de próstata matou 13.772 pessoas no Brasil. A recomendação da SBU é que homens a partir dos 50 anos consultem uma vez por ano o urologista — no caso de histórico familiar da doença, a primeira visita deve ser feita aos 45.

Eles, contudo, continuam evitando os consultórios médicos. Uma pesquisa da SBU em parceria com a Bayer em julho envolvendo 3,2 mil homens com mais de 35 anos em oito capitais, incluindo Brasília, mostrou que 51% jamais foram ao urologista. Nogueira observa que o quadro já foi pior e que as novas gerações cuidam mais da saúde. Contudo, reconhece que ainda há muito preconceito. “O homem só procura o médico quando está doente. Infelizmente, muitos ainda acham o exame preventivo constrangedor, e ainda tem a questão do medo do diagnóstico”, afirma.

Com isso, perdem a chance de identificar o câncer na fase inicial, quando está localizado e, em 70% dos casos, nem sequer exige tratamento, sendo necessário apenas o acompanhamento constante do urologista. Nesse estágio, a chance de cura é de mais de 90%. Quando o tumor está localmente avançado — espalhou-se para órgãos próximos, como a bexiga —, ainda é possível curá-lo em 50% dos casos, com tratamentos como cirurgia e radioterapia.

Contudo, o agressivo, que atingiu órgãos distantes, não é curativo. Usam-se medicamentos que tentam privar as células tumorais de androgênio, mas a estratégia é paliativa, pois o câncer volta a crescer em dois ou três anos. O uro-oncologista Lucas Nogueira diz que, nos últimos cinco anos, novas drogas disponíveis no mercado aumentaram a expectativa de vida dos pacientes de câncer de próstata avançado em até um ano e meio a mais. “É uma boa notícia porque, até 2010, não tinha tratamento”, diz. Hoje, as sociedades brasileiras de Urologia e de Oncologia Clínica vão se reunir para definir, pela primeira vez, as diretrizes terapêuticas conjuntas dessa fase do câncer de próstata.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)