Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/08/2004 08:06

SESu define seleção e avaliação da residência médica

A Secretaria de Educação Superior (SESu) determinou a publicação, no Diário Oficial da União do dia 13, de duas resoluções que regulamentam programas de residência médica: a de nº 8, que trata do processo seletivo, e a de nº 9, que dá nova redação à avaliação de programas de residência médica.
O processo seletivo, antes realizado em apenas uma fase, poderá ser aplicado em duas: uma prova escrita, que já existia, e uma prática. No exame escrito, o candidato é avaliado com questões nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral, pediatria, obstetrícia e ginecologia e medicina preventiva e social. Estas disciplinas têm peso mínimo de 50% no processo. A avaliação prática - que a instituição pode optar por incluir ou não - é constituída das mesmas disciplinas da escrita, com peso variando entre 40% e 50%. Nesta segunda fase, a instituição pode, ainda, decidir pela inclusão do currículo do candidato, que terá 10% do peso, como parte do processo seletivo.
Foram estabelecidos, também, critérios para avaliação dos programas, determinados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Um dos artigos diz respeito à ponderação dos pontos dos programas avaliados, que deverá respeitar a seguinte distribuição: conteúdo do programa e infra-estrutura, valendo 40%; corpo docente, 30%; e desempenho dos residentes, responsável pelos 30% restantes. Se em qualquer um desses itens a pontuação for inferior a 25%, o programa será colocado em diligência e reavaliado em até dois anos, mesmo que na avaliação global tenha obtido índice superior a 50%.
Dermatologia e neurologia - A resolução que trata dos programas de dermatologia e neurologia permanece inalterada. De acordo com ela, a duração da residência nestas áreas, que era de quatro anos, passa a ser cumprida em três anos. O primeiro ano será realizado em clínica médica, que deve respeitar o perfil de cada especialidade. Os dois anos seguintes serão dirigidos à habilitação em neurologia ou dermatologia.
Antes, o médico residente desenvolvia os programas de dermatologia ou neurologia com dois anos de clínica médica e dois anos na especialidade.
Na próxima reunião da CNRM, prevista para setembro, serão discutidas decisões referentes aos programas que criam o cargo de preceptor-tutor e a reserva de vagas para o médico residente que presta o serviço militar.
"A comissão, preocupada com o compromisso que a residência deve ter com o Sistema Único de Saúde, com a segurança da comunidade e com o atendimento médico, vem atualizando o seu regimento com resoluções que realmente caracterizam um avanço nesse sentido", afirmou o secretário executivo da Residência Médica do MEC, Antônio Carlos Lopes. (Rosana Tonetti)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)