Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sesamoidite: entenda qual problema Xuxa tem no pé que a afastou da TV

Bolsa de Mulher - 20 de agosto de 2015 - 09:20

O uso excessivo de sapatos de salto alto, associado a longos períodos em pé, pode desenvolver, entre outras doenças, a sesamoidite, uma inflamação nos ossos da sola do pé, próximo ao dedo maior. Ano passado a apresentadora Xuxa, famosa por sempre usar botas altíssimas em seus programas na TV, foi diagnostica com este problema no pé esquerdo e, por isso, teve de ficar meses afastada da TV. Agora, em sua estreia na Record, ela voltou a comentar o problema, justificando porque não usa mais salto e sim tênis. Mas, afinal, o que a Xuxa tem no pé?

Xuxa já havia diagnosticado a sesamoidite em 2013, quando ficou dois meses em respouso absoluto. Em 2014 vez o prazo dado pelos médicos foi maior e, se não resolver, ela poderá ser submetida a uma cirurgia. “Essa doença ocasiona danos para o paciente desde os pés até a coluna, passando pela panturrilha e os joelhos”, explica o ortopedista Renato Raad, do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Mesmo sendo um hábito da maioria das mulheres, que se sentem mais charmosas e elegantes quando estão usando saltos, esses calçados vão contra a anatomia feminina. O salto força o equilíbrio sobre uma base muito menor, a ponta dos pés. E, para que esse equilíbrio seja mantido, grupos musculares, não treinados para tal função, são forçados, favorecendo as lesões. “O resultado de tanto esforço são lesões musculares, tanto na coluna como nos membros inferiores. O salto alto é o maior causador de lesões musculares, como dores lombares e nas vértebras”, afirma o ortopedista Eduardo Murilo Novak, do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Ele explica que o desenho do pé é feito para que haja uma perfeita distribuição do peso do corpo entre os mais diversos ossos da extremidade dos membros inferiores. “A parte detrás do pé (retropé) tem ossos fortes, grandes e robustos, que servem para absorver impacto e sustentar o peso do corpo”, explica. Assim, dá para entender porque nosso calcanhar tem um coxim de gordura, que serve para amortecer a carga. Já a parte da frente do pé (antepé) tem ossos finos, longos, que servem para dar impulsão ao indivíduo”, explica.

Dicas para usar salto

O ideal é usar salto com moderação e por pouco tempo. Veja dicas dos especialistas para escolher os calçados sem prejudicar os pés:

Trocar o salto de 10 cm pelo de 3 cm;

Usar mais calçados confortáveis que deixam os dedos se movimentarem, não prejudicando unhas que sofrem com os bicos finos;

Usar salto plataforma, que eleva os pés e não apenas a região do calcanhar;

Descartar sapatos que apresentam desnível maior que 5 cm entre a parte frontal e o calcanhar;

Usar tênis é a melhor opção quando os problemas aparecem.

SIGA-NOS NO Google News