Cassilândia, Quarta-feira, 30 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

14/11/2003 07:48

Serys pede que mulheres disputem poder municipal

Agência Senado

Durante a homenagem realizada ao Dia Nacional do Vereador, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) fez ontem um apelo às mulheres para que disputem, "de igual para igual com os homens", o poder municipal. Ela argumentou que as mulheres representam 52% da população e devem estar representadas nos cargos de decisão da sociedade nessa proporção.

Em seu discurso, Serys pediu o fortalecimento do poder local, que, além de competência para decidir, precisa de mais recursos, especialmente no momento em que a reforma tributária está em discussão no Senado.

- Quem acredita na democracia tem que acreditar no poder local. É lá que o povo está. É ele quem sabe onde é necessária uma sala de aula, um posto de saúde, onde tem buraco na rua, onde está faltando remédio. O cidadão chega fácil, em primeiro lugar, ao vereador e ao prefeito. A descentralização é fundamental - avaliou Serys, que estendeu uma homenagem especial às vereadoras e vereadores do Mato Grosso.

Para representar a importância dos vereadores, a senadora narrou a história do vereador Moisés Martins, de Cuiabá, que, diante de uma prorrogação arbitrária do mandato dos vereadores, renunciou ao mandato. "Ele é um exemplo de que a democracia está no sangue dos cidadãos brasileiros", disse.

Presidente da Frente Parlamentar Agenda 21 Local, Serys conclamou os vereadores brasileiros a formar frentes nas câmaras municipais para promover o desenvolvimento sustentável em suas regiões. Em março, relatou, será feita uma reunião com assembléias legislativas para traçar estratégias para que essa idéia chegue aos municípios. O objetivo, segundo Serys, é formar fóruns paritários, compostos pelo Legislativo, pelo Executivo e pela sociedade civil, para elaborar projetos de desenvolvimento sustentável.

O senador Romeu Tuma (PFL-SP), 1º secretário da Casa, ofereceu a estrutura do projeto Interlegis, a comunidade virtual do Legislativo, para que a frente, por meio de videoconferências, chegue às mais de duas mil câmaras de vereadores que já estão interligadas. Essa, segundo o senador, é mais uma oportunidade para levar aos municípios informações sobre como legislar e elaborar orçamentos. Tuma pediu seu ingresso na frente parlamentar.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) destacou a importância do legislador municipal na vida administrativa nacional. "Afinal, o cidadão vive no município, não vive na União", disse. O aprendizado da vereança na carreira política foi destacado em aparte pelo senador João Ribeiro (PFL-TO). Por isso, ele se disse preocupado com projetos que pretendem retirar salários de vereadores em cidades até 10 mil habitantes. "O vereador precisa ser prestigiado. É na porta dele que o cidadão bate na hora de sua angústia e necessidade", afirmou.

- Seria impossível a um municipalista como eu não unir minha voz a todas as outras nessa homenagem - declarou o senador Ramez Tebet (PMDB-MS), também em aparte.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 30 de Setembro de 2020
Terça, 29 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Segunda, 28 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)