Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Serviço de telefonia fixa fica 5,5% mais caro

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 01 de novembro de 2004 - 12:58

A tarifa de telefone fixo sobe mais uma vez a partir de hoje, em 5,5%. O aumento refere-se à segunda parcela do reajuste total de 8,7% definido pelo governo em agosto. Com esse aumento, o telefone sobe pela terceira vez neste ano, com um reajuste total de cerca de 16%. O primeiro aumento, de 6,89%, foi em agosto, relativo ao reajuste anual autorizado pela Anatel (agência reguladora). O reajuste da cota extra foi dividido em duas parcelas: a primeira para setembro e a segunda agora em novembro, de 3,13% e 5,5 pontos percentuais, respectivamente.
O aumento extra é resultado de decisão judicial que, em julho, determinou que o reajuste de 2003 fosse pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna), e não pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
De acordo com informações da Agência Brasil, o índice acertado ficou abaixo dos 10,9% relativos à reposição integral à qual as concessionárias teriam direito, segundo os contratos de concessão e decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça).
O reajuste tem base no Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI), e não foi cobrado pelas empresas no ano passado. A assinatura residencial, o pulso e os créditos do cartão telefônico utilizados em orelhão sofrerão reajustes inferiores à média. A assinatura residencial e o pulso serão corrigidos em 6,7%. O crédito do cartão telefônico sofrerá aumento de 5,88% e as tarifas de Longa Distância Nacional e Longa Distância Internacional terão reajuste médio de 10,9%.

SIGA-NOS NO Google News