Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/10/2005 14:13

Serviço de Inteligência investigará aftosa em Eldorado

Inara Silva e Fernanda Mathias / Campo Grande News
Diretor da Iagro, João Cavalléro, ao lado do secretário José Antônio Felício.David MajellaDiretor da Iagro, João Cavalléro, ao lado do secretário José Antônio Felício.David Majella

As autoridades sanitárias de Mato Grosso do Sul estranharam a contaminação, em estágio grave, de gado no município de Eldorado, a 435 km de Campo Grande. Os animais, que estão com a documentação de vacinação em dia, apresentam sintomas da febre aftosa em nível comparado à década de 80, quando não havia imunização no Estado. O diretor da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), João Cavalléro, disse em entrevista coletiva à imprensa, que o Serviço de Inteligência da PM (Polícia Militar) fará a investigação criminal para descobrir a procedência da doença que atingiu 140 animais da fazenda Vezozzo. O diretor explicou que a principio o proprietário não vai ser penalizado pela contaminação dos animais, mas será indenizado pelo sacrifício de um total de 582 bovinos da fazenda. A medida é extensiva a todo o rebanho por uma medida sanitária.
Segundo Cavalléro a possibilidade de os animais terem entrado por contrabando do Paraguai é descartada, porque a propriedade não tem essa característica de movimentação. Cavalléro afirmou que não tem informações se o produtor rural errou, mas o histórico de trânsito e vacinação dos animais está em dia. Documentos no Iagro mostram que o pecuarista cumpriu as três últimas etapas da vacinação, ou seja, do ponto de vista sanitário, a vacinação está declarada.
O diretor explicou que a confirmação do foco ocorreu no sábado por meio de exame. No entanto, ele disse que há duas semanas, a Iagro foi notificada dos sintomas em animais por meio de um veterinário da fazenda.
O vírus identificado nos animais é do tipo O e a vigilância fará paralelamente à investigação criminal uma investigação sorológica. Os técnicos devem fazer uma subtipificação para verificar se o vírus tem se apresentado de uma nova forma.
O Mato Grosso do Sul exporta 50% da carne do país e Cavalléro acredita que a contaminação do rebanho possa provocar o fechamento de mercado e afetar o país inteiro. Hoje, os preços da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) já despencaram e a bolsa abriu operando no limite de baixa, de 3% em relação ao fechamento anterior.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)