Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Serviço de Inteligência investigará aftosa em Eldorado

Inara Silva e Fernanda Mathias / Campo Grande News - 10 de outubro de 2005 - 14:13

Diretor da Iagro, João Cavalléro, ao lado do secretário José Antônio Felício.David Majella
Diretor da Iagro, João Cavalléro, ao lado do secretário José Antônio Felício.David Majella

As autoridades sanitárias de Mato Grosso do Sul estranharam a contaminação, em estágio grave, de gado no município de Eldorado, a 435 km de Campo Grande. Os animais, que estão com a documentação de vacinação em dia, apresentam sintomas da febre aftosa em nível comparado à década de 80, quando não havia imunização no Estado. O diretor da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), João Cavalléro, disse em entrevista coletiva à imprensa, que o Serviço de Inteligência da PM (Polícia Militar) fará a investigação criminal para descobrir a procedência da doença que atingiu 140 animais da fazenda Vezozzo. O diretor explicou que a principio o proprietário não vai ser penalizado pela contaminação dos animais, mas será indenizado pelo sacrifício de um total de 582 bovinos da fazenda. A medida é extensiva a todo o rebanho por uma medida sanitária.
Segundo Cavalléro a possibilidade de os animais terem entrado por contrabando do Paraguai é descartada, porque a propriedade não tem essa característica de movimentação. Cavalléro afirmou que não tem informações se o produtor rural errou, mas o histórico de trânsito e vacinação dos animais está em dia. Documentos no Iagro mostram que o pecuarista cumpriu as três últimas etapas da vacinação, ou seja, do ponto de vista sanitário, a vacinação está declarada.
O diretor explicou que a confirmação do foco ocorreu no sábado por meio de exame. No entanto, ele disse que há duas semanas, a Iagro foi notificada dos sintomas em animais por meio de um veterinário da fazenda.
O vírus identificado nos animais é do tipo O e a vigilância fará paralelamente à investigação criminal uma investigação sorológica. Os técnicos devem fazer uma subtipificação para verificar se o vírus tem se apresentado de uma nova forma.
O Mato Grosso do Sul exporta 50% da carne do país e Cavalléro acredita que a contaminação do rebanho possa provocar o fechamento de mercado e afetar o país inteiro. Hoje, os preços da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) já despencaram e a bolsa abriu operando no limite de baixa, de 3% em relação ao fechamento anterior.

SIGA-NOS NO Google News