Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Serra lidera sucessão de Lula; Ciro empata com Dilma

Kelly Oliveira, da Agência Brasil - 22 de setembro de 2009 - 17:21

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB) continua a liderar as intenções de voto para a Presidência da República em 2010, segundo pesquisa Ibope divulgada hoje (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Essa é a segunda vez em que a pesquisa faz uma simulação de cenários eleitorais para 2010. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 14 deste mês, com 2.002 eleitores, em 142 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Apesar de Serra continuar liderando o ranking, o percentual dos entrevistados que votariam nele caiu de 38%, na apuração de junho, para 34%, no levantamento atual. No caso da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, também houve queda, de 18% para 15%, nesse mesmo intervalo de tempo.

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) teve um desempenho melhor do que o da pesquisa anterior – passou de de 12% para 17% nas intenções de voto. A vereadora por Maceió Heloísa Helena (P-SOL) ficou em quatro lugar, passando de 7% para 10%. Brancos e nulos chegaram a 14%, contra 13% da pesquisa anterior. O percentual de indecisos caiu de 12% para 10%.

Segundo o consultor da CNI, Amauri Teixeira, da empresa MCI Estratégia, as intenções de voto nesse momento são muito voláteis. “O eleitor não tem informação, referencia sobre as candidaturas. Tem fatores que podem influenciar, como a presença na mídia”, disse.

O diretor de Relações Institucionais da CNI, Marco Antonio Guarita, acrescentou que ainda é cedo para perceber tendências nítidas e claras na disputa eleitoral em 2010. “É importante não perder de vista que essas pesquisas de intenção de voto, no momento em que as candidaturas não estão formalizadas e que é tão distante da efetiva competição eleitoral, têm que ser analisadas com bastante cautela.”

A pesquisa também apresenta outros cenários. No cenário em que a senadora Marina Silva (PV-AC) foi incluída pela primeira vez na pesquisa, ela ficaria com 6% dos votos. Serra teria 34% dos votos. A ministra Dilma e Ciro Gomes empatariam com 14% dos votos. Heloísa Helena ficaria com 8% dos votos. Brancos e nulos chegaram a 13% e indecisos, a 10%.

Quando o nome de Serra pelo é trocado do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, também do PSDB, o deputado Ciro Gomes lidera, com 25% das intenções, e a ministra Dilma fica em segundo lugar, com 16%. Aécio Neves ficaria com 12%, seguido por Heloísa Helena (11%) e Marina Silva (8%). Votos brancos e nulos chegariam a 16%. O percentual dos que não souberam responder é de 12%.

No caso da disputa entre José Serra, Ciro Gomes, Dilma Rousseff e Marina Silva, os percentuais seriam, respectivamente, de 35%, 17%, 15% e 8%. Votos brancos e nulos seriam de 19%. Os que não souberam responder somaram 10%.

No cenário entre Ciro Gomes, Dilma Rousseff, Aécio Neves e Marina Silva, os percentuais são de 28%, 18%, 13% e 11% respectivamente. Nesse cenário, votos brancos e nulos seriam 19% e os indecisos, 12%.

SIGA-NOS NO Google News