Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Serasa lança amanhã score de crédito gratuito para o consumidor

Viviane Evangelista, Serasa Experian - 04 de abril de 2017 - 10:33

O Serasa Score, resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado de crédito, está disponível para consulta online a partir de amanhã, permitindo que somente o próprio consumidor veja a sua pontuação. Informação ajudará o consumidor a ter controle de sua vida financeira

São Paulo, 4 de abril de 2017 – A partir de amanhã, dia 5, os brasileiros já podem conhecer gratuitamente seu Serasa Score, pontuação que resulta do relacionamento do consumidor com o mercado. O score, disponível no site www.serasascore.com.br, vai de 0 a 1.000 pontos. Cada usuário é pontuado de acordo com a análise de uma série de fatores, como pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados. Quanto mais alto o score, maiores são as chances de o cidadão honrar compromissos financeiros nos próximos 12 meses e ter acesso facilitado ao mercado de crédito.

As empresas podem usar a pontuação como uma informação adicional para a tomada de decisão no momento de concessão de financiamentos, além de suas próprias informações para compor sua política de crédito. O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outros que são desenvolvidos de acordo com as suas necessidades. O score para o consumidor é uma ferramenta já disseminada nas maiores economias do mundo.

"Esta é uma grande vitória para o consumidor. A informação dará a ele poder, pois permite o controle do seu currículo financeiro", afirma José Luiz Rossi, presidente da Serasa Experian. "O conhecimento da pontuação, bem como sua evolução ou involução, e o conteúdo educacional oferecido pelo Serasa Score beneficiam significativamente quem quer entender seu crédito e o impacto que ele pode causar em seus objetivos de consumo, estimulando o cidadão a melhorar seu currículo financeiro e organizar suas contas", apontou Rossi.

O score é dinâmico e avaliado no momento da consulta, considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa Experian. A pontuação poderá mudar para melhor se o consumidor limpar o nome, pagar suas contas em dia, mantiver dados cadastrais atualizados e abrir o cadastro positivo na Serasa – mais uma forma de melhorar a precisão do Serasa Score, pois as informações de contas pagas em dia também são computadas na pontuação. Para garantir que somente o próprio consumidor tenha acesso às suas informações, após o cadastro no Serasa Consumidor, será necessário passar por um processo de autenticação.

“O ideal é que o consumidor trate o score da mesma forma como trata o seu histórico profissional, onde os últimos cargos ocupados pelo profissional pesam mais na avaliação do empregador. No Serasa Score, quanto mais tempo você tiver sem negativação, melhor sua pontuação”, enfatiza José Luiz Rossi.

O presidente ressalta que o acesso à pontuação estimulará o consumidor a melhorar seu relacionamento com o crédito. “Ciente de que seu bom comportamento financeiro pode contribuir para a obtenção de crédito e condições de financiamento facilitadas, o cidadão se sentirá mais motivado a manter sua vida financeira em ordem, evitando o super endividamento e contribuindo para a tomada de crédito responsável, que ajuda a garantir e fortalecer o crédito sustentável no país e combater a inadimplência”, afirma José Luiz Rossi.

Além da pontuação, o novo serviço gratuito da Serasa oferece:

1) Fatores de Pontuação: Explica quais são as informações usadas na composição do Serasa Score de cada consumidor;

2) Acompanhamento do seu Serasa Score: Através desta ferramenta, o consumidor tem acesso a linha do tempo histórica do seu Serasa Score

3) Acesso Multi-plataforma: o consumidor pode acessar seu Serasa Score através de qualquer device (computador, smartphone, tablete), sendo necessário apenas acesso à internet

4) Simulador de Score: Através desta ferramenta, o consumidor pode simular quais fatores impactam seu Score, com maior ou menor relevância

5) Conteúdo Educacional: Através de um conteúdo completo, o consumidor tem acesso a informações que o ajudam a melhorar seu Score

Metodologia Serasa Score

O peso de cada informação do Serasa Score é definido de acordo com um estudo do comportamento histórico de grupos de indivíduos não identificados. Esses grupos são compostos por pessoas com características financeiras parecidas. Desse modo, estatisticamente, é possível comparar os resultados obtidos por um consumidor específico com outros do mesmo grupo para o cálculo do Serasa Score.

A pontuação vai de zero a 1.000 pontos: até 300 pontos há alto risco de inadimplência; médio risco entre 300 e 700 e baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superend

SIGA-NOS NO Google News