Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: será que musculação emagrece?

Mundo Fitness

Por Reubem Dourado - Fitness Journal - 04 de dezembro de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: será que musculação emagrece?

A musculação também conhecida como treinamento resistido ou treinamento de força emagrece ou isso é apenas um mito?

A musculação não é a primeira indicação de exercício físico por parte de profissionais da área de saúde que trabalham com pessoas que possuem sobrepeso e obesidade, dos quais tenham como finalidade o emagrecimento.

Já o American College Sports and Medicine (2001) em seu posicionamento sobre emagrecimento, inclui o treinamento de força entre as recomendações propostas com o objetivo de melhorar a capacidade funcional pelo aumento da força e potência muscular.

Ouvimos muitos médicos que não conhecem sobre prescrição de exercícios indicar somente a caminhada como método eficaz para o emagrecimento de indivíduos obesos ou com sobrepeso, será que esse é o exercício físico mais adequado para eles?

Ramos (1997) cita a importância do exercício de força no tratamento da obesidade, enfatizando o fato da mesma aumentar a resistência ao impacto nas articulações durante o exercício, o que favorece o fortalecimento muscular reduzindo o risco de lesão durante o treino aeróbio.

Portanto, a indicação da mera caminhada como exercício físico exclusivo ao portador de sobrepeso ou obesidade, pode causar um maior impacto na articulação daquele indivíduo, motivando prováveis problemas para essa pessoa.

Sendo assim, acredito que seja o momento de todos os profissionais de saúde, inclusive os médicos, trabalharem com uma visão mais global e indicar profissionais de outras áreas afins (educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos) para tratar a causa da obesidade, que atinge mais de um bilhão de pessoas somente na população americana, e não o efeito das doenças, ao invés de pensar somente em prescrever medicamentos. Claro que toda regra tem uma exceção e também vejo médicos atuando em parceria com outros profissionais.

Os exercícios físicos realizados com regularidade tornam-se tratamentos eficazes contra o excesso de peso corporal, podendo auxiliar no controle do apetite e constituindo um emagrecimento saudável.

Processo de emagrecimento e ganho de massa muscular torna o corpo mais rígido e com melhor forma
A musculação é interessante para esse tipo de população, pois com o aumento de massa muscular decorrente da hipertrofia ocorre um aumento do metabolismo de repouso pós exercício, tendo em vista que, com o aumento dos músculos eles irão utilizar um maior aporte de energia do nosso corpo e isso faz com que o percentual de gordura caia, e consequentemente, a pessoa emagreça.

O que podemos concluir é que o treinamento de força atrelado ao treinamento aeróbico e uma dieta pode colaborar significativamente no processo de emagrecimento e seu sucesso se deve a uma interação multidisciplinar que envolvem profissionais de saúde.

SIGA-NOS NO Google News