Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Seo Paulino, 96 anos, vai se dedicar às corridas locais

Dourados Agora - 14 de dezembro de 2015 - 08:40

Seo Paulino no Memorial montado para ele no Centro do Idoso foto - Luiz Radai/O Progresso
Seo Paulino no Memorial montado para ele no Centro do Idoso foto - Luiz Radai/O Progresso

Francisco José Paulino, o Seo Paulino, 96 anos, se despede das corridas oficiais. O homem que largou o cigarro e começou a correr com quase 70 anos, vai continuar corridas locais, entre 3 e 10 quilômetros.

O carioca radicado em Dourados conta com 13 participações na São Silvestre e a mais marcante, segundo ele, foi em Curitiba (2003). “Terminei faltando 2 minutos para estourar o tempo da prova, que é de 6 horas. Mas cruzei a linha de chegada”, disse em entrevista coletiva.

Desde os anos 90, seo Paulino acumulou uma média de 2 participações por ano em corridas pelo Brasil, foi agraciado por vários feitos e se tornou uma personalidade douradense, inclusive com direito a uma espécie de memorial no Centro do Idoso, que fica no Grande Água Boa.

Francisco José Paulino começou a correr em 1991 quando integrou uma academia de capoeira, do mestre Guerreiro. Seo Paulino, tinha 72 anos. “O esporte só meu deu saúde, vida e tranquilidade. Só ganhei no esporte. E digo, quem quiser, faça esporte, não precisa correr como eu corri, pode jogar bola, vôlei. Qualquer esporte faz bem”, diz.

Seo Paulino saiu jovem do Rio de Janeiro, onde nasceu, para tentar a vida em São Paulo. De lá, partiu para o Rio Grande do Sul para trabalhar e depois morou no Estado do Paraná, antes de se instalar em Dourados em 4 de julho de 1974.

Lavrador, seo Paulino é aposentado há mais de 30 anos. Teve quatro filhos, mas mesmo assim mora sozinho em Dourados, depois que perdeu a esposa. (Com reportagem de Luiz Radai)

SIGA-NOS NO Google News