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Senar quer atingir marca de 100 mil profissionalizados

Shirley Prestes / ABr - 26 de dezembro de 2004 - 09:45

O aumento na qualidade dos mais de 100 diferentes cursos oferecidos no Rio Grande do Sul, foi um dos destaques do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) em 2004. Para isso foram credenciados 60 novos instrutores que vão atuar nas áreas de agroindústria, reflorestamento, fruticultura e mecanização agrícola.

"Estamos nos estruturando para atingir a marca de cem mil profissionalizados no campo, em 2005", disse o superintendente da entidade, Gilmar Tietböhl, anunciando a contratação de cem novos profissionais. Segundo ele, este ano quase 68,4 mil pessoas se profissionalizaram nos 3,2 mil cursos oferecidos no estado. Desse total, 93% são trabalhadores e pequenos produtores rurais com exploração de até 50 hectares.

No setor voltado para ações sociais junto às comunidades rurais gaúchas, o dirigente destacou o aumento de 50% das atividades, comparado ao ano passado. Na estatística, estão as 1,3 mil pessoas beneficiadas com o Programa de Alfabetização e os números do Programa "Imama" e "Senar na Estrada", que levaram informações sobre Câncer de Mama a 2,7 mil mulheres do campo.

Já o programa "Agrinho", promovido junto com a Farsul nas escolas públicas do Estado, atingiu 550 mil alunos e 41 mil professores. Em 2005 ele será realizado em 250 municípios gaúchos.

Criado nos moldes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Senar é uma Instituição de direito privado, vinculada à Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e dirigida por um Conselho Deliberativo, composto por representantes do governo e das classes patronal rural e trabalhadora.

Seu objetivo é organizar, administrar e executar em todo território nacional a Formação Profissional e a Promoção Social de jovens e adultos, homens e mulheres que exerçam atividades no meio rural.

O Senar baseia suas ações em princípios e diretrizes estabelecidas pela OIT- Organização Internacional do Trabalho (OIT), nas políticas do Centro Interamericano de Investigação e Documentação sobre Formação Profissional (CINTERFOR), formuladas durante reuniões de comissões técnicas, nas políticas dos Ministérios do Trabalho e da Agricultura.

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