Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

05/01/2004 14:05

Senadores avaliam pesquisa sobre desempenho do Congresso

Agência Senado


O líder do PT no Senado, Tião Viana (AC), considerou “natural” que o eleitor tenha se frustrado com deputados e senadores eleitos em 2002, conforme mostrou recente pesquisa elaborada pelo Datafolha, em virtude do surgimento de novos escândalos de corrupção e da própria incoerência política de membros do Congresso Nacional.

Tião Viana atribuiu também essa frustração do eleitor com o Congresso a um outro fator: o preconceito instalado em parte da imprensa brasileira com relação ao Parlamento. E chegou a estranhar a existência desse preconceito, apesar de o Congresso Nacional ser “o mais fiscalizado e o mais transparente entre os três Poderes da União”.

- Mas estou otimista com relação ao futuro do Parlamento brasileiro - afirmou Tião Viana, apesar de deixar claro, entretanto, que o processo é lento para que, tanto a imprensa quanto à população, passem a entender melhor o trabalho e o que representa o Congresso Nacional para o país.

De acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 8 e 12 e no dia 15 de dezembro passado em todo o país, apenas 24% dos eleitores consideram o trabalho do Congresso ótimo ou bom. A maioria - 46% - classifica o desempenho como regular, enquanto 22% avaliaram o trabalho do Congresso como ruim ou péssimo.


Injustiça

Já o líder do PTB, senador Fernando Bezerra (RN), classificou de “injusta e equivocada” a visão que os eleitores têm do Congresso Nacional, conforme mostrou o Datafolha. Reeleito nas últimas eleições para mais um mandato de oito anos, Fernando Bezerra observou que nos últimos 12 meses nunca viu o Parlamento “trabalhar tanto e com tanta produtividade”, com destaque para o Senado.

Parece que existe a ausência de maior comunicação entre o Congresso e a população para mostrar o que está sendo feito pelo Senado Federal e a Câmara dos Deputados, disse Fernando Bezerra. Ele destacou as várias matérias aprovadas pelo Congresso, como as reformas previdenciária e tributária, o Estatuto do Idoso, o Estatuto do Desarmamento, além do projeto que obriga o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a aplicar, pelo menos, 35% de suas receitas em regiões menos desenvolvidas, com destaque para o Norte e Nordeste.

O senador Magno Malta (ES), líder do PL no Senado, concordou com Fernando Bezerra e disse que 2002 foi um ano de muito trabalho, com a aprovação de reformas consideradas significativas, como as da Previdência Social e tributária.

- Estou no Parlamento há cinco mandatos, quatro como deputado federal e agora como senador, e jamais vi o Congresso Nacional trabalhar tanto - observou Magno Malta, ao informar que irá apresentar na Comissão de Educação (CE) proposta obrigando as TVs abertas a transmitirem os trabalhos do Congresso Nacional. Somente dessa maneira, avaliou o senador, a população tomará conhecimento do que é feito pelo Senado e pela Câmara e que tem reflexos no dia-a-dia de cada cidadão.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)