Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Senadora ficará sem o sobrenome Slhessarenko

28 de julho de 2004 - 10:38

Conhecida politicamente como Serys Slhessarenko, a senadora mato-grossense terá que a partir do dia 1° de fevereiro de 2005 suprimir o sobrenome Slhessarenko, herdado do ex-marido, professor aposentado da UFMT, Leonardo Slhessarenko.

Pelo acordo no processo de divórcio, ficou decidido que em função da parlamentar integrar a Mesa Diretora do Senado, ela pode usar o sobrenome de Leonardo até o final desta gestão. Depois retoma o nome de solteira, Serys Marli dos Santos.

A supressão do sobrenome pode trazer implicações para a carreira política da senadora que, apesar de ser complicado e de difícil pronuncia, terá que passar por um processo de adequação de um segundo nome ou mesmo adotar apenas Serys para o eleitorado.

O assessor técnico da senadora, Enock Cavalcanti, afirmou que em termo de votação não terá implicação devido a eleição ser decidida por número e não nominalmente. Entretanto, o assessor diz que o sobrenome Slhessarenko se tornou uma marca da parlamentar petista.

A senadora Serys foi procurada ontem pela reportagem. Segundo sua assessoria, em Brasília, não foi possível contato porque estava em viagem para o município de Rosário Oeste. A petista cumpre extensa agenda política em Mato Grosso, cujo objetivo é reforçar o apoio às candidaturas do PT e partidos aliados no interior do Estado.

Pelo acordo no processo de separação, está prevista a retirada do sobrenome dos documentos até a data limite, quer dizer, 1° de fevereiro. No entanto, segundo a assessoria, ainda se tenta um entendimento com Leonardo até o último momento.

O professor aposentado disse que a separação foi consensual. Ele entende que o correto é a senadora deixar de usar o Slhessarenko. “Agora, uma vez separado e não existindo mais uma sociedade conjugal não tem porque ela continuar usando o meu nome”, explicou Leonardo, um dos fundadores da UFMT.

No caso do processo de separação da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, e o senador Eduardo Suplicy foi permitido ela continuar utilizando o nome do ex-marido. Conforme Slhessarenko, a permissão foi uma decisão voluntária do senador petista.

Contrariamente, por exigência do professor Slhessarenko a senadora não ficará usando o seu nome. Leonardo e Serys foram casados por 38 anos. Eles têm quatro filhos e quatro netos.



Matéria do Diário de Cuiabá, de autoria da jornalista Noelma Oliveira

SIGA-NOS NO Google News