Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Senadora fala em encerrar CPI se não conseguir convocar

03 de abril de 2008 - 13:53

A senadora Marisa Serrano, presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Cartões Corporativos, voltou a dizer que irá encerrar os trabalhos da CPI se os requerimentos de convocação que estão na pauta forem rejeitados nas votações.

"Se, de fato, não aprovarmos os requerimentos, não teremos como caminhar. Eu encerro [a CPMI] porque não vai ter como. E não é porque eu quero", disse. "A presidente [da CPMI] não fará mais reunião de trabalho e dará tempo para o relator fazer o relatório e marcará prazo de um mês para a votação", completou.

O possível encerramento da CPI se deve ao fato de a base governista, maioria na Comissão, ter rejeitado requerimentos de acesso a dados sigilosos da Presidência da República e de convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. "Não fizemos nenhuma investigação até agora", disse Marisa.

O relator, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), admitiu que com as informações que tem até agora não é possível elaborar o relatório final da CPMI. Ele reclamou da demora no envio dos documentos sobre a prestação de contas de ministros que o Ministério do Planejamento encaminhará à Comissão. Há dois dias, os parlamentares aguardam a chegada desses documentos.

"Os documentos precisarão chegar. É inadmissível que as informações requisitadas não cheguem. Não trabalho com essa hipótese. Esses documentos, que já deveriam estar na CPMI, são o alicerce para podermos subsidiar o relatório", disse.

A comissão se reúne hoje (3) para votar 34 requerimentos de convocação, entre os quais o da secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, acusada de ser a suposta responsável pelo levantamento de informações de gastos da Presidência da República no governo Fernando Henrique Cardoso.

Os parlamentares da base governista parecem dispostos a discutir a informação de que o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) teve acesso aos dados do levantamento antes do vazamento para a imprensa. Alguns até chegam a cogitar a hipótese de convocar o senador para prestar esclarecimentos na própria comissão.

"Basta o Álvaro Dias dizer por que recebeu [o suposto dossiê], por que ficou com a informação por quase 30 dias e não fez a denúncia à CPMI. Pedimos aos parlamentares que querem a convocação dele que aguardem a reunião de hoje para que o senador dê as explicações", disse Luiz Sérgio.





Priscilla Mazenotti, da Agência Brasil

SIGA-NOS NO Google News