Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/01/2011 00:35

Senador Eliseu Resende morre aos 81 anos em São Paulo

G1
ReproduçãoReprodução

O senador Eliseu Resende (DEM-MG) morreu neste domingo (2), aos 81 anos, em São Paulo. Ele tratava um tumor no intestino e estava internado desde o dia 30 de novembro no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo.

Ele descobriu o tumor quando foi internado para fazer um check-up. Passou por duas cirurgias, nos dias 8 e 24 de dezembro. No sábado (1º), apresentou insuficiência renal.

Segundo a assessoria do senador, Eliseu Resende morreu às 20h. O velório deve ser na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Engenheiro civil nascido em Oliveira (MG), Resende foi diretor-geral do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) de 1967 a 1974, ministro dos Transportes no governo de João Figueiredo, de 1979 a 1982, e assumiu o Ministério da Fazenda no governo Itamar Franco. Também presidiu Furnas e Eletrobras. Foi eleito deputado federal em 1994, 1998 e 2002. Em 2006, elegeu-se senador.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decretou luto de três dias pela morte de Resende.

Em nota, afirmou que o colega de parlamento era \"visionário\" e que deixa \"relevantes realizações\" nas áreas energética, tributária, de recursos hídricos, de infraestrutura, dos direitos humanos e do meio ambiente.

\"Visionário e dinâmico, Eliseu Resende desempenhou notável papel no trabalho de integração viária do Brasil, tendo sido o autor do Plano Rodoviário Nacional, responsável pelo asfaltamento da Belém-Brasilia, pela construção da Transamazônica e da ponte Rio-Niterói\", lembrou Sarney.

O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), definiu Resende como um “brasileiro de qualidade” e “homem de passado limpo”.

“O conheci quando fui prefeito de Natal e ele era ministro dos Transportes. Ele foi um grande ministro. Era um companheiro, a quem o partido entregava todos os assuntos relacionados a transporte e infraestrutura. Sempre oferecia uma opinião primorosa, honesta”, disse.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), emitiu nota de pesar pela morte. O tucano lamentou a perda do parlamentar, citando Resende como \"companheiro de tantas jornadas\".

“Registro com pesar a perda para Minas de um dos mais íntegros homens públicos de sua história. O senador Eliseu Resende sintetizou a vocação mineira para a política e para o debate de ideias. Deputado, candidato a governador, ministro e senador, sempre primou pela defesa dos interesses dos mineiros e da nossa terra. Pautando-se sempre pela sabedoria do contraditório, permanentemente defendeu o debate público como instrumento máximo da valorização da democracia.\"

Por meio de sua assessoria, o ex-presidente e senador eleito Itamar Franco manifestou pesar e afirmou que Resende foi um \"lutador\".

“Enquanto prefeito de Juiz de Fora e ele, diretor-geral do DNER, e posteriormente como ministro dos Transportes, mantivemos vários contatos. No meu governo, foi ministro da Fazenda. Ele sempre foi um defensor dos interesses mineiros, foi um lutador e notável engenheiro, conhecido nacionalmente. Recebi com muita tristeza a notícia do seu falecimento. Foi um excelente deputado e senador. Perdemos um amigo. Minas perde um dos seus filhos mais ilustres. Que Deus o receba em sua infinita bondade.\"

Pelo Twitter, o senador Hélio Costa (PMDB-MG) lamentou a morte de Resende, a quem chamou de \"amigo e ilustre senador\".

A assessoria de Resende divulgou uma nota sobre a morte do senador. Veja a íntegra da nota:

\"Comunicamos o falecimento do Senador Eliseu Resende no Hospital Incor, em São Paulo. O senador Eliseu Resende (DEM-MG), 81 anos, se internou no INCOR, em São Paulo, para exames de check-up em 30 de novembro de 2010, previstos para dois a três dias. Durante os exames constatou-se um tumor no intestino. O Senador foi submetido a cirurgia no dia 08 de dezembro com evolução favorável. No entanto, no dia 24 de dezembro, necessitou passar por nova intercorrência, com evolução satisfatória. No dia 01 de janeiro de 2011 apresentou quadro de insuficiência renal.\"

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)