Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 7 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Senador defende consolidação do Mercosul

Agência Senado - 31 de dezembro de 2003 - 09:08

O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) defendeu a necessidade de o país se concentrar no processo de integração do Mercosul, o que implica apostar, cada vez mais, na institucionalização definitiva do bloco, até agora extremamente bem-sucedido, que Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil têm construído ao longo dos últimos anos.

Para Tourinho, a participação do Poder Legislativo nesse processo de integração é relevante, uma vez que a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, constituída em junho de 1996, tem realizado um trabalho consistente na defesa dos ideais democráticos e dos mecanismos de cooperação, bem como de integração econômica e tecnológica entre os quatro países.

- Esse êxito nos permite implementarmos o Parlamento do Mercosul, projeto abraçado pelo presidente Lula, que pretende buscar o amparo da opinião pública e dos diversos setores da sociedade civil, balizados pela representatividade parlamentar, rumo a um Mercado Comum do Sul, cada vez mais coeso e interdependente - observou.

Segundo o senador pela Bahia, o espaço primordial de ação política do Brasil é a América do Sul, que representa sua circunstância histórica e geográfica. E essa aposta na integração com seus vizinhos mais próximos é certamente uma opção mais viável do que os rumos incertos da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), dominada pelos Estados Unidos.

Tourinho observou que os resultados da última reunião de cúpula da Alca, realizada em Miami, não foram, na verdade, tão positivos como certos setores da imprensa internacional querem fazer acreditar.

Para ele, a prevalência da perspectiva de criar uma Alca light significa esvaziá-la de temas de profundo interesse do Brasil, como os relativos à agricultura, couro e calçados, produtos cítricos e aço, que passarão a ser discutidos no âmbito multilateral da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Dentro desse quadro, concluiu Rodolpho Tourinho, devem-se mobilizar esforços no sentido de consolidar o Mercosul como idéia-síntese e também como realidade econômica, política, jurídica e social, condensando as percepções que convergem rumo à criação de um espaço sul-americano harmônico e integrado.

SIGA-NOS NO Google News