Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/12/2003 09:08

Senador defende consolidação do Mercosul

Agência Senado

O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) defendeu a necessidade de o país se concentrar no processo de integração do Mercosul, o que implica apostar, cada vez mais, na institucionalização definitiva do bloco, até agora extremamente bem-sucedido, que Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil têm construído ao longo dos últimos anos.

Para Tourinho, a participação do Poder Legislativo nesse processo de integração é relevante, uma vez que a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, constituída em junho de 1996, tem realizado um trabalho consistente na defesa dos ideais democráticos e dos mecanismos de cooperação, bem como de integração econômica e tecnológica entre os quatro países.

- Esse êxito nos permite implementarmos o Parlamento do Mercosul, projeto abraçado pelo presidente Lula, que pretende buscar o amparo da opinião pública e dos diversos setores da sociedade civil, balizados pela representatividade parlamentar, rumo a um Mercado Comum do Sul, cada vez mais coeso e interdependente - observou.

Segundo o senador pela Bahia, o espaço primordial de ação política do Brasil é a América do Sul, que representa sua circunstância histórica e geográfica. E essa aposta na integração com seus vizinhos mais próximos é certamente uma opção mais viável do que os rumos incertos da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), dominada pelos Estados Unidos.

Tourinho observou que os resultados da última reunião de cúpula da Alca, realizada em Miami, não foram, na verdade, tão positivos como certos setores da imprensa internacional querem fazer acreditar.

Para ele, a prevalência da perspectiva de criar uma Alca light significa esvaziá-la de temas de profundo interesse do Brasil, como os relativos à agricultura, couro e calçados, produtos cítricos e aço, que passarão a ser discutidos no âmbito multilateral da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Dentro desse quadro, concluiu Rodolpho Tourinho, devem-se mobilizar esforços no sentido de consolidar o Mercosul como idéia-síntese e também como realidade econômica, política, jurídica e social, condensando as percepções que convergem rumo à criação de um espaço sul-americano harmônico e integrado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)