Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/08/2013 17:40

Senador de Mato Grosso do Sul pede que Brasil se afaste do Mercosul

Agência Senado

O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) recomendou ontem que o Brasil se afaste do Mercosul e comece a negociar diretamente com cada país da América Latina ou mesmo com os da Europa, como já anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Ao usar a expressão “delenda Mercosul” – para observar que medidas drásticas devem ser realizadas o mais rápido possível – Ruben Figueiró informou que o presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, também manifestou, em seu discurso de posse, desinteresse em retornar ao Mersocul. O Paraguai foi suspenso do bloco após o impeachment do então presidente Fernando Lugo, por considerar que aquele país contrariou os preceitos da democracia.

– E eu concordo com ele. Entendo que o Brasil também deveria seguir este caminho: o de negociar separadamente com cada vizinho, disse o senador.

Atualmente, observou Figueiró, é mais fácil manter relações comerciais com todo o mundo sem a necessidade de pertencer a algum bloco econômico. O parlamentar disse que a ideia de criação do bloco do extremo Sul para intercâmbio comercial foi interessante mas, segundo ele, as relações estão deterioradas, atualmente, e o sistema econômico do Mercosul não é mais favorável ao Brasil.

O senador disse concordar com a afirmação do diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Roberto Giannetti da Fonseca, de que o Mercosul está estagnado, o que impede negociações com maior velocidade. Giannetti, informou o senador Figueiró, participou de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), no dia 20, e criticou a falta de estabilidade das regras do Bloco.

– Tenho a dizer que os entraves que essa aliança já criou ao Brasil, inclusive pelos embaraços impostos às relações ou alianças com outros blocos comerciais, indicam que a boa ideia é se afastar do Mercosul enquanto há tempo – advertiu Ruben Figueiró.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)