Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Senador apresenta pedido de CPI

Ana Paula Marra e Luciana Vasconcelos /ABr - 19 de abril de 2006 - 18:07

O senador Almeida Lima (PMDB-SE) há pouco apresentou requerimento à Mesa do Senado para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar diversas denúncias envolvendo pessoas próximas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O requerimento, contém 34 assinaturas, sete a mais do necessário para iniciar uma investigação.

O requerimento pede a investigação de cinco pontos: investigar o período em que Paulo Okamoto, atual presidente do Sebrae, tinha procuração de Lula para administrar suas contas pessoais, antes da posse na presidência; investigar os contratos da empresa do filho do presidente, Fábio Luiz Lula da Silva, com a Telemar Norte e Leste; investigar denúncia da revista Veja de que o irmão de Lula, Genival Inácio da Silva, faria tráfico de influência, intermediando negociações de empresários junto ao governo federal; saber se Lula teve participação ou foi omisso no caso de violação ilegal do sigilo bancário de Francenildo Santos Costa junto à Caixa Econômica Federal; e investigar a origem dos recursos, em reais e em dólares, encontrados numa maleta e sob as roupas íntimas de José Adalberto Vieira da Silva, assessor do deputado estadual José Adalberto Vieira da Silva (PT-CE).

Agora, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tem de ler o requerimento em plenário. Nesse dia, os senadores terão até a meia noite para acrescentarem ou retirarem assinaturas. Se forem mantidos pelo menos 27 assinaturas, a CPI será instalada.

Após isso, os partidos devem indicar os membros da CPI. Se isso não for feito, caberá a Renan indicá-los.

SIGA-NOS NO Google News