Cassilândia, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/03/2005 15:10

Senado pode votar nesta terça-feira MP do Microcrédito

Luciana Vasconcelos / Campo Grande News

A Medida Provisória do Programa Nacional de Microcrédito, que está bloqueando a pauta do Senado há sete sessões, poderá ser votada nesta terça-feira. O programa, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novembro do ano passado, tem como objetivo permitir à população de baixa renda montar ou fortalecer o seu empreendimento. A idéia é que sejam atendidos micro e pequenos empreendedores, pessoas físicas e jurídicas, dos meios urbano e rural, com faturamento bruto inferior a R$ 60 mil ao ano.

O programa segue os moldes do crédito concedido pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e poderá beneficiar os pequenos empresários com empréstimos de até R$ 5 mil. Os recursos serão provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador e de uma pequena parcela (2%) dos depósitos compulsórios dos bancos público e privados retidos no Banco Central.

As taxas de juros serão de 2% ao mês e as de administração devem ser reduzidas em relação ao sistema financeiro tradicional, uma vez que os bancos terão como agenciadoras das operações as cerca de 1.700 instituições ligadas à democratização do crédito e à pratica das finanças com caráter solidário – entre cooperativas de crédito, organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips, ou os chamados bancos do povo) e as sociedades de crédito a microempreendimentos (SCMs).

Mais duas medidas provisórias trancam a pauta do Senado. Um determina registro especial, na Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda, de produtor ou importador de biodiesel, e a incidência da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) nas receitas decorrentes da venda desse produto. Outra medida trata do acesso a documentos públicos de interesse particular ou coletivo.

Amanhã, às 10 horas, está marcada audiência com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, na Comissão de Assuntos Econômicos para esclarecer o recente aumento da carga tributária. Ele também poderá falar da contratação de empréstimos na gestão anterior da Prefeitura de São Paulo.

No mesmo dia, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Terra, que faz um diagnóstico sobre a estrutura fundiária brasileira, vai ouvir depoimento do produtor rural Manoel Domingues Paes Neto. Às 16h30 será realizada reunião para reinstalação e eleição da mesa diretora da comissão mista destinada a propor a reestruturação do processo orçamentário.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)