Cassilândia, Terça-feira, 28 de Março de 2017

Últimas Notícias

14/10/2004 13:38

Senado deve prorrogar Fundef por mais dez anos

Dourados News

O Senado deve votar a partir da próxima terça-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga por mais dez anos o prazo de vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A proposta é o terceiro item da pauta do Senado.

Implantado em 1998, o Fundef mudou a estrutura de financiamento do ensino de 1ª a 8ª séries. A Constituição de 1988 vinculava 25% das receitas dos estados e municípios à educação. Com o Fundef, 60% desses recursos - o que representa 15% da arrecadação global de estados e municípios - ficam reservados ao ensino fundamental.

Segundo a legislação atual, a vinculação dos recursos para o ensino fundamental deve vigorar até 2006. A PEC que será votada em primeiro turno no Senado, no entanto, estende o prazo de vigência do Fundef até 2016. A proposta recebeu o parecer favorável do relator, senador José Jorge (PFL-PE).

De acordo com o parlamentar, os efeitos positivos do Fundef são reconhecidos e as disparidades de gastos com os alunos entre as redes escolares públicas foram drasticamente reduzidas. “O Fundef permitiu resgatar da indigência boa parte das escolas brasileiras do ensino fundamental”, explica o senador.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 27 de Março de 2017
Domingo, 26 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)