Cassilândia, Quinta-feira, 01 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

31/08/2016 12:41

Senado cassa o mandato da presidente Dilma Rousseff,

Waldemar Gonçalves, Campo Grande News
Dilma Rousseff, durante sessão no Congresso Nacional. (foto: Agência Brasil)Dilma Rousseff, durante sessão no Congresso Nacional. (foto: Agência Brasil)

Depois de quase nove meses desde a denúncia à Câmara dos Deputados, chegou ao fim o processo de impeachment de Dilma Vana Rousseff (PT) no Congresso Nacional. Com 61 votos a favor e 20 contra, os senadores decidiram, nesta quarta-feira, 31 de agosto, cassar o mandato da primeira mulher eleita, com 54,5 milhões de votos, presidente do Brasil.

Agora, os parlamentares votam se Dilma perde ou não os direitos políticos.

A sessão final de julgamento no Senado, comandada pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, que começou na quinta-feira passada (25), terminou por volta das (incluir horário) de hoje. Eram necessários 54 votos “sim” pelo afastamento definitivo de Dilma.

Com isto, a petista foi comunicada oficialmente pelo Senado e está definitivamente afastada. Por consequência, Michel Temer, até então presidente interino, avisado da decisão do parlamento, foi empossado presidente da República definitivamente.

A votação no Senado foi nominal e eletrônica. Os senadores responderam à seguinte pergunta: “Cometeu a acusada, a senhora presidente da República, Dilma Vanna Rousseff, os crimes de responsabilidade correspondentes à tomada de empréstimos junto a instituição financeira controlada pela União e à abertura de créditos sem autorização do Congresso Nacional, que lhes são imputados e deve ser condenada à perda do seu cargo, ficando, em consequência, inabilitada para o exercício de qualquer função pública pelo prazo oito anos?”

Nas últimas etapas do julgamento, Dilma foi defender-se no Senado. Passou praticamente toda a segunda-feira (29) respondendo a perguntas de senadores, depois de um pronunciamento em que negou ter cometido crime de responsabilidade pelas chamadas “pedaladas fiscais”, dizendo, entre outras coisas, que a denúncia contra ela teve forma e seguiu o rito processual, mas não se sustentava em conteúdo.

Dilma Rousseff, mineira de 68 anos, 36ª presidente da República, primeira mulher a presidir o Brasil, governou o País de janeiro de 2011, sucedendo a Luiz Inácio Lula da Silva, também do PT, até maio deste ano, quando foi afastada temporariamente por decisão do Senado, quase um ano e meio depois de iniciar seu segundo mandato. A denúncia que resultou no impeachment foi apresentada pelos juristas Helio Bicudo, Janaina Paschoal e Miguel Reale Junior.

De combatente à primeira presidente mulher - Em 1960, quando tinha 16 anos, Dilma iniciou seu contato com a política. Na ocasião, entrou para a organização Revolucionária Marxista Política Operária (Polop) e lutou contra a ditatura, que ocorreu de 1964 a 1958, e era a favor de um governo socialista.

Por um tempo, Dilma Rousseff utilizou outros nomes para não ser encontrada pelas forças de represssão aos opositores do regime militar. Em 1970, foi presa e torturada pelo crime de subsversão.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 01 de Outubro de 2020
Quarta, 30 de Setembro de 2020
17:50
Ituiutaba, Minas Gerais: confira o boletim coronavírus desta quarta-feira
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)