Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/09/2014 15:47

Senado autoriza governo a elevar mistura de etanol na gasolina

G1

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (2) proposta que autoriza o governo a elevar a mistura de etanol na gasolina e também aumenta o percentual de biodiesel misturado ao óleo diesel. O texto, que está em vigor desde maio por se tratar de uma medida provisória, terá que passar por sanção da Presidência da República para virar lei.

A comissão mista alterou o texto enviado pelo governo ao aumentar o percentual obrigatório de etanol misturado à gasolina. A medida original não tratava de etanol e gasolina. Pela proposta aprovada, o Executivo poderá elevar o percentual até o limite de 27,5%, desde que constatada sua viabilidade técnica. Atualmente, a adição máxima é de 25% e a mínima, de 18%, índice que foi mantido.

Sobre o biodiesel, a matéria aumentou de 5% para 6% o percentual obrigatório de mistura de biodiesel ao óleo diesel, medida que está em vigor desde 1º de julho deste ano. A partir de 1º de novembro, o índice passará para 7%.

A proposta dá poder ao Conselho Nacional de Política Energética de, a qualquer tempo, reduzir o percentual de adição obrigatória de biodiesel ao óleo para até 6%, restabelecendo o percentual de 7% quando forem normalizadas as condições que motivaram a redução.

O texto determina ainda que o biodiesel adicionado deverá ser fabricado “preferencialmente” a partir de matérias primas produzidas pela agricultura familiar.

O relator da comissão mista instalada do Congresso para analisar a MP, deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), argumentou que a medida tem o objetivo de reduzir a ociosidade das unidades produtoras de biodiesel. Segundo dados apresentados pelo parlamentar, a atual capacidade anual de produção desse combustível é de 7.620 mil metros cúbicos. Já a demanda estimada é de 3.462 mil metros cúbicos, o que resulta em ociosidade de aproximadamente 44%.

O biodiesel, um combustível utilizado em veículos com motores a diesel, é feito a partir de óleos vegetais (como óleo de girassol, soja, algodão e dendê) e gordura animal.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)