Cassilândia, Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

03/09/2014 15:47

Senado autoriza governo a elevar mistura de etanol na gasolina

G1

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (2) proposta que autoriza o governo a elevar a mistura de etanol na gasolina e também aumenta o percentual de biodiesel misturado ao óleo diesel. O texto, que está em vigor desde maio por se tratar de uma medida provisória, terá que passar por sanção da Presidência da República para virar lei.

A comissão mista alterou o texto enviado pelo governo ao aumentar o percentual obrigatório de etanol misturado à gasolina. A medida original não tratava de etanol e gasolina. Pela proposta aprovada, o Executivo poderá elevar o percentual até o limite de 27,5%, desde que constatada sua viabilidade técnica. Atualmente, a adição máxima é de 25% e a mínima, de 18%, índice que foi mantido.

Sobre o biodiesel, a matéria aumentou de 5% para 6% o percentual obrigatório de mistura de biodiesel ao óleo diesel, medida que está em vigor desde 1º de julho deste ano. A partir de 1º de novembro, o índice passará para 7%.

A proposta dá poder ao Conselho Nacional de Política Energética de, a qualquer tempo, reduzir o percentual de adição obrigatória de biodiesel ao óleo para até 6%, restabelecendo o percentual de 7% quando forem normalizadas as condições que motivaram a redução.

O texto determina ainda que o biodiesel adicionado deverá ser fabricado “preferencialmente” a partir de matérias primas produzidas pela agricultura familiar.

O relator da comissão mista instalada do Congresso para analisar a MP, deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), argumentou que a medida tem o objetivo de reduzir a ociosidade das unidades produtoras de biodiesel. Segundo dados apresentados pelo parlamentar, a atual capacidade anual de produção desse combustível é de 7.620 mil metros cúbicos. Já a demanda estimada é de 3.462 mil metros cúbicos, o que resulta em ociosidade de aproximadamente 44%.

O biodiesel, um combustível utilizado em veículos com motores a diesel, é feito a partir de óleos vegetais (como óleo de girassol, soja, algodão e dendê) e gordura animal.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Agosto de 2017
21:03
Cassilândia
06:11
Inocência, Alcinópolis, Figueirão e Paraiso das Àguas
Segunda, 21 de Agosto de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)