Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Senado aprova piso salarial para professor

rmtonline - 09 de agosto de 2006 - 06:50

Foi aprovado na Comissão de Educação do Senado Federal, o projeto de lei que permite ao Poder Executivo instituir piso salarial nacional a todos os professores da rede pública do país. O projeto de lei (PLS 59/04) prevê que o nível do piso será de acordo com a formação dos profissionais da Educação. Fica estabelecido que para os professores de nível médio o piso será fixado em R$800 e os de nível superior, em R$ 1.100.

Segundo consta no projeto de lei, esta medida vem resgatar a enorme e histórica dívida do poder público para com seus educadores, que hoje são obrigados a trabalhar em regime de múltiplas jornadas ou de múltiplos empregos, fazendo da nobre função de educador uma atividade secundária, considerada como "bico" ou "quebra-galho".

Em cada rede pública de ensino, será assegurado aos educadores públicos em efetivo exercício o direito de optar pelo regime de trabalho e de remuneração atuais ou de se adaptarem a jornada de trabalho exigida para garantia do piso salarial, previsto na presente lei, a qual nunca será inferior a 40 horas semanais.

A jornada de trabalho integral de quarenta horas exigida para garantia do piso salarial previsto nesta lei deverá incluir, no caso dos professores, pelo menos dois terços dedicados a atividades diretas de docência. Os recursos para pagamento aos docentes estão previstos no art.212 da Constituição Federal. Esta diz que a União deve aplicar, anualmente, nunca menos de 18%, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios 25%, no mínimo, da receita resultante de impostos no desenvolvimento do ensino.


Fonte: Redação TV Morena

SIGA-NOS NO Google News