Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

09/09/2015 07:01

Senado aprova PEC que permite indenização de terra nua aos produtores

Paulo Yafusso, Campo Grande News
Senador Delcídio do Amaral (PT) acredita que a PEC vai pacificar o clima no campo (Foto: Divulgação)Senador Delcídio do Amaral (PT) acredita que a PEC vai pacificar o clima no campo (Foto: Divulgação)

O Plenário do Senado aprovou ontem (8), por unanimidade em primeiro e segundo turno, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 71/2011, que prevê o pagamento de indenização pela terra nua de áreas demarcadas como reserva indígena. O projeto, de autoria do senador Paulo Bauer (PSDB/SC), teve a tramitação acelerada por conta dos conflitos entre índios e fazendeiros na região Sul do Estado, que trouxe a Mato Grosso do Sul na semana passada o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A proposta segue para Câmara dos Deputados.

“Eu não tenho dúvida que a aprovação dessa proposta vem ao encontro não só daquilo que os produtores rurais esperam, mas também contempla os interesses dos índios, sem ferir o artigo 231 da Constituição, que é uma grande vitória das etnias. Ela é alinhada com o que a Constituição estabeleceu e a com a realidade de alguns estados brasileiros, onde existem conflitos, como Mato Grosso do Sul, que não têm terras devolutas e sim tituladas”, afirmou o senador de Mato Grosso do Sul e líder do Governo Federal no Senado, Delcídio do Amaral (PT)

O senador petista disse ainda, que a presidente Dilma Rousseff determinou ontem ao Ministro da Justiça, para que sejam definidas regras claras sobre o assunto, “onde a gente tenha começo, meio e fim com relação às demarcações, para garantir mais segurança para as etnias e os produtores”.

Delcídio do Amaral disse que nos próximos dias o Governo Federal vai encaminhar ao Congresso Nacional uma Medida Provisória ou um projeto de lei para incentivar a repatriação de recursos depositados ilegalmente por brasileiros no exterior. A decisão foi tomada nesta terça-feira durante reunião da Coordenação Política do Governo. Segundo o senador, a matéria deverá tramitar em regime de urgência.

“O substitutivo ao projeto do senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP) sobre esse tema, que contou com a colaboração de vários senadores, da Febraban, da Andima e do próprio governo, está pronto para ser apreciado desde a semana passada e todos os senadores tiveram acesso. Mas na reunião desta terça-feira foi ponderado que a melhor iniciativa para dar mais agilidade a tramitação da proposta é a edição de uma Medida Provisória ou um Projeto-de-Lei em regime de urgência. Eu, que trabalho nesse tema há muito tempo, compreendo. Apresentei as minhas ponderações à presidenta Dilma, mas o governo entendeu como mais ágil este outro caminho e, em função de algumas ponderações , até de caráter jurídico também, nós entendemos que a proposta é pertinente”, afirmou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Agosto de 2017
Domingo, 20 de Agosto de 2017
10:00
Receita do dia
09:50
Três Lagoas
Sábado, 19 de Agosto de 2017
20:38
Para o fim de semana
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)