Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Senado aprova criação de CPI das privatizações

Juliana Cézar Nunes/ABr - 29 de junho de 2005 - 07:03

O Senado aprovou nesta terça-feira requerimento que permite a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar as privatizações de estatais realizadas entre 1990 e 1994. De autoria do deputado Arthur Virgílio (PSDB-AM), o requerimento prevê ainda a apuração dos critérios adotados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para liberar empréstimos nos processos de privatização da época.

"Continuo achando que a privatização era o único caminho a ser tomado naquele momento. Mas não me oponho em ajudar no esclarecimento de qualquer ponto", afirma o senador Arthur Virgílio. Líder do governo no Senado, o senador Aloísio Mercadante (PT-SP) sugeriu a realização de uma reunião de líderes hoje (29) para definir o funcionamento da nova CPI. Para ele, é necessário cautela na instalação da comissão, diante do iminente recesso parlamentar e das outras comissões (parlamentares e permanentes) em funcionamento.

Os partidos já indicaram os parlamentares que vão compor a CPI das privatizações. Pelo bloco da minoria (PFL e PSDB), devem atuar como titulares os senadores Arthur Virgílio, Tasso Jereissati (PSDB-CE), José Jorge (PFL-PE) e Rodolpho Tourinho (PFL-BA). Como suplentes, Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Marco Maciel (PFL-PE). Pelo PMDB foram indicados os senadores Garibaldi Alves (RN), Amir Lando (RO) e Pedro Simon (RS) como titulares, além de Hélio Costa (MG) e Mão Santa (PI) como suplentes.

Do bloco de apoio ao governo, foram indicados como titulares o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e as senadoras Ana Júlia Carepa (PT-PA) e Serys Slhessarenko (PT-MT). Como suplentes, os senadores Roberto Saturnino (PT-RJ) e Marcelo Crivella (PL-RJ). Já o PDT e o P-Sol indicaram o senador Jefferson Péres (PDT-AM) como titular e a senador Heloísa Helena (PSOL-AL) como suplente.

SIGA-NOS NO Google News