Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Senado aprova criação da Universidade de Dourados

Agência Senado - 13 de julho de 2005 - 07:17

O Senado aprovou nesta terça-feira (12) a criação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no Mato Grosso do Sul. A nova instituição de ensino surge do desmembramento da universidade federal daquele estado, a UFMS, e terá 480 professores, quase 900 funcionários técnico-administrativos e 96 médicos.

A matéria, originada na Câmara dos Deputados (PLC 57/05) teve como relator o senador Ramez Tebet (PMDB-MS), que apresentou parecer favorável. Ele informou que o campus de Dourados da UFMS, que agora é desmembrado, já oferece 12 cursos de graduação, 6 de especialização, 4 cursos de mestrado e um de doutorado. Tebet relembrou que o projeto de criar a UFGD já existe há mais de vinte anos e que a nova universidade beneficiará uma região com mais de setecentos mil habitantes.

Juvêncio da Fonseca (PDT-MS) aplaudiu o projeto. Afirmou que a estruturação de Dourados, cidade que qualificou de "pólo econômico e cultural", significa o crescimento do Mato Grosso do Sul. O líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP) argumentou que a UFGD ajudará a formar mão-de-obra qualificada.

Delcidio Amaral (PT-MS) disse que todos os senadores e deputados federais de MS deveriam ser cumprimentados, porque houve um trabalho em conjunto para que fosse criada a universidade, uma antiga aspiração de Mato Grosso do Sul, em especial da região da Grande Dourados.

Com a criação da universidade, Chapadão do Sul poderá ter a sua faculdade de agronomia.

SIGA-NOS NO Google News