Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Senado aprova a criação da Hemobras

Agência Senado - 11 de novembro de 2004 - 14:21

O Senado Federal aprovou ontem a proposta do Ministério da Saúde (MS) de criação da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras). O objetivo é reduzir a necessidade de importação e buscar a auto-suficiência na produção brasileira de hemoderivados, entre eles, o Fator VIII e o Fator IX, essenciais no tratamento de pacientes com hemofilia.

“Com esta importante aprovação do Congresso Nacional, o Brasil está mais próximo da almejada auto-suficiência na produção de hemoderivados, que vai beneficiar milhares de portadores de hemofilia”, comemorou o ministro da Saúde, Humberto Costa. O projeto foi aprovado por unanimidade em regime de urgência e será encaminhado para sanção do Presidente da República.

A nova empresa pública irá produzir industrialmente os hemoderivados albumina, imunoglobulina, Fator VIII, Fator IX e complexo protrombínico, a partir do fracionamento do plasma obtido no País. Com isso, o Ministério espera reduzir custos e ampliar o acesso aos produtos.

O Ministério gasta, anualmente, cerca de US$ 100 milhões na importação de hemoderivados para atender às demandas do SUS. Atualmente, cerca de 9 mil hemofílicos utilizam o serviço no País.

SIGA-NOS NO Google News