Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Senado analisa auxílio financeiro a estados e municípios

Ag~encia CNM - 24 de março de 2015 - 17:09

Dois Projetos de Lei do Senado (PLS) – em tramitação – dispõem sobre a prestação de auxílio financeiro pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para Fomento das Exportações, relativos ao exercício de 2014 e 2015.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia os textos dos PLS 136/2015 e 137/2015. Se forem aprovados, ele promoverão a liberação de R$ 1,9 bilhão, cada um deles.

A CNM declara apoio aos projetos, uma vez que defende a entrada emergencial desse verba nos cofres municipais. Segundo esclarecimento da entidade, desde 2004, os Municípios recebem o recurso denominado Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX).

Até 2012, a transferência teve rubrica exclusiva incluída na respectiva Lei Orçamentária Anual (LOA), e a liberação sempre ocorreu por intermédio de Medida Provisória ou Lei Ordinária.

Em 2013, a previsão orçamentária não ocorreu, mas a verba foi liberada por meio da Medida Provisória 629/2013 – publicada em dezembro – e o crédito foi realizado dia 17 de janeiro de 2014.

Na LOA de 2014, a transferência não foi prevista, novamente. Mas, diferente do que ocorreu em 2013, nenhum ato legal foi emitido para liberar os recursos do FEX aos Municípios, o que provocou a não entrega do recurso aos entes.

O não repasse da verba, e a demora para publicação de atos legais que estabeleçam a liberação, prejudicam os entes federados, uma vez que há em seus orçamentos a previsão de entrada da receita. Segundo dados da Confederação, mais de R$ 487,5 milhões deixarão de entrar nos cofres municipais.

Diante desse histórico, a Confederação trabalha para acabar com a casualidade conferida a esse auxílio que prejudica a gestão financeira dos Municípios.

Neste ano, a entidade pretende articular junto ao Congresso Nacional para garantir que esse recurso entre nos cofres municipais.

Além de apoiar os projetos. A CNM convoca os gestores municipais a contatarem seus senadores para que os projetos tramitem em regime de urgência, e sejam aprovados o mais rápido possível.

SIGA-NOS NO Google News