Cassilândia, Segunda-feira, 29 de Maio de 2017

Últimas Notícias

28/01/2004 09:00

Senado amplia prazo adaptação ao novo Código Civil

Agência Senado

O Senado aprovou projeto de iniciativa da Câmara dos Deputados (PLC 113/2003) que aumenta de um para dois anos o prazo para que associações, sociedades e fundações se adaptem às disposições do novo Código Civil, que entrou em vigor no início do ano passado. O prazo de dois anos também passará a vigorar para os empresários.

O prazo anterior, considerado exíguo, não pôde ser cumprido por inúmeras empresas e entidades de caráter civil, que teriam apenas um ano para convocar seus integrantes, reunirem-se e deliberar sobre alterações estatutárias.

Ao apresentar o projeto na Câmara, o deputado Pastor Francisco Olímpio (PSB-PE) justificou que o prazo estipulado anteriormente, de um ano, impediria que muitas entidades continuassem a funcionar legalmente, já que não teriam tempo suficiente de se adaptar à nova legislação. “Inúmeras associações têm em sua relação de membros milhares e até milhões de pessoas. Exigir que entidades tão grandes, que funcionam em todo o território nacional, (...) alterem seus atos constitutivos em tão pouco tempo, é o mesmo que reconhecer um direito por mera formalidade, inviável na prática”, argumentou.

No Senado, o relator da matéria, que agora vai à sanção presidencial, foi o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que apresentou parecer favorável, substituindo o senador Marcelo Crivella (PL-RJ), que está em missão nos Estados Unidos, pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Em dezembro de 2003, o Senado aprovou outra alteração no Código Civil. Foi à sanção presidencial o projeto de lei da Câmara (PLC 634/03) que incluiu no rol de pessoas de direito privado as entidades religiosas e os partidos políticos. O texto anterior foi considerado “defeituoso” pelos parlamentares.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 28 de Maio de 2017
Sábado, 27 de Maio de 2017
10:00
Receita do Dia
Sexta, 26 de Maio de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)