Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Últimas Notícias

02/11/2004 07:59

Senac lança cursos de pós-graduação a distância

Dourados News

O Senac Nacional abre nesta quarta-feira (03) as inscrições para seus primeiros cursos de pós-graduação latu sensu a distância. Atuante no ensino não presencial desde 1947, quando foi criado, o Senac vai oferecer, além dos 45 cursos técnicos em diversas áreas, duas disciplinas de complementação universitária: especialização em EAD (Educação a Distância) e educação ambiental, ambos credenciados pelo MEC (Ministério da Educação).

O curso especialização em EAD é destinado a educadores (profissionais com graduação em licenciatura) e tem por objetivo dotá-los de informações sobre as técnicas da modalidade. A intenção é preparar um professor para atuar como tutor, por exemplo, entender as características da EAD.

Já a pós em educação ambiental é aberta a profissionais com diploma universitário de todas as áreas, e que estejam interessados em obter mais conhecimento no tema. O curso é desenvolvido a partir de quatro diretrizes: sociedade, natureza e desenvolvimento; princípios de Ecologia e conservação da natureza; meio ambiente, desenvolvimento e cidadania e educação para a sustentabilidade.

As inscrições para os cursos de pós-graduação devem ser feitas no site www.pos-ead.senac.br. A matrícula custa R$ 50 e a mensalidade será de R$ 240 (12 parcelas). As aulas estão previstas para começar em março de 2005, com duração de um ano (360 horas-aula). Em todo o Brasil, são oferecidas 600 vagas para cada curso.

A inscrição no site funciona como uma reserva de vagas: à medida que as turmas se formam, o aluno é chamado para efetivar a matrícula no Senac mais próximo de onde vive ou pelos Correios. O interessado vai receber um e-mail solicitando a entrega de determinados documentos, acompanhados de uma carta de intenções explicando o motivo de querer freqüentar o curso.

"O Senac analisará essa documentação e, estando tudo certo, enviará outro e-mail para o futuro aluno, informando sobre a taxa de inscrição, que pode ser paga no próprio site. Não há provas para ingressar nos cursos, porque o processo seletivo compreende a análise de diplomas, histórico escolar e currículos, entre outros documentos, e a carta de intenções", explica Carla Zacconi, assessora do Senac.

A rede de educação a distância do Senac está presente em 30 cidades de 16 Estados.

Uma das vantagens do ensino a distância é justamente permitir o acesso à educação a pessoas distantes de centros urbanos e grande cidades. Assim, um aluno do interior do Pará, por exemplo, pode estudar em casa e viajar até a regional do Senac mais próxima de sua casa --no caso, Tocantins ou Amapá-- para participar apenas das situações presenciais. Antes, este mesmo aluno percorreria quilômetros, semanalmente, para freqüentar um curso de pós-graduação tradicional.

Pela grade curricular, os dois cursos de especialização do Senac possuem apenas três momentos presenciais. O primeiro é a aula inaugural, o segundo é uma avaliação final (há outras online) e, o último, é a defesa da tese/monografia.

No geral, todo o conteúdo é aprendido e discutido por variados métodos de ensino. Pelas apostilas impressas, CD-Room, vídeos e CDs-áudio, os alunos se aprofundam nos temas da semana. Depois, pela internet, participam dos fóruns de discussão com os colegas (máximo de 30 alunos por turma), professores e tutores, da correção de exercícios e atividades e tiram dúvidas --também podem ser enviadas ao Senac por telefone, e-mail e fax.



Folha Online

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Maio de 2018
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)