Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/12/2004 13:04

Seminário propõe divulgação da energia da cana

Agência Câmara

A importância do setor sucroalcooleiro do Brasil e os benefícios na utilização dos derivados da cana-de-açúcar na geração de energia foram os principais temas debatidos ontem durante o Seminário "O Brasil e a energia do século XXI: açúcar e etanol". Realizado no auditório do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o encontro, promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, reuniu parlamentares, representantes do Governo, de missões estrangeiras, da iniciativa privada e especialistas nacionais e estrangeiros.

Divulgação da tecnologia
Na avaliação do presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputado Carlos Melles (PFL-MG), o Brasil precisa divulgar para o mundo a tecnologia desenvolvida com sucesso no País, e que traz grandes benefícios para toda a sociedade. "Na primeira crise do petróleo em 1973, o Brasil deu a resposta do Pro-álcool e agora o Brasil começa com o biodiesel, que é outra proposta de alternativa energética. O seminário visa dar visibilidade, aqui dentro, do que representa o futuro desse programa, e começar a levar para o mundo, vendendo a nossa tecnologia do álcool", explicou.
Para o deputado José Thomaz Nonô (PFL-AL), integrante da Comissão, é fundamental a participação do Parlamento na discussão que envolve o desenvolvimento do setor sucroalcooleiro, porque "este setor é muito importante para a nossa economia e o cenário energético mundial por ser uma alternativa em relação à questão do meio ambiente".

Produção brasileira
O Brasil é hoje o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. Do total da colheita brasileira de cana, 50% são destinados à produção de açúcar e os outros 50% para a de etanol. Nas exportações, o Brasil detém 40% do mercado internacional de açúcar. A indústria da cana-de-açúcar gera aproximadamente 1 milhão de empregos diretos. Com relação ao álcool combustível, o Brasil exporta 2 bilhões de litros por ano e pode chegar, nos próximos 10 anos, a um total de 10 bilhões de litros anuais.
De acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar e álcool. Só nos dez primeiros meses deste ano, as exportações de açúcar e álcool aumentaram 36,5%.

Temas analisados
Durante o Seminário, foi feito um histórico sobre a introdução do açúcar no Brasil e os diversos ciclos da produção. Também foram abordados, dentre outros temas, o Programa Nacional do Álcool, a sustentabilidade da indústria do açúcar e do álcool, as perspectivas de acesso a novos mercados e as oportunidades para o etanol.
O Seminário foi promovido em conjunto pelo Ministério das Relações Exteriores, pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara e pelo jornal “Valor Econômico”.
Também participaram do evento o presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara, deputado João Pizzolati (PP-SC), e os deputados Fernando Gabeira (sem partido-RJ), Júlio Semeghini (PSDB-SP), Nelson Marquezelli (PTB-SP), Virgílio Guimarães (PT-MG) e Zarattini (PT-SP)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)