Cassilândia, Terça-feira, 27 de Junho de 2017

Últimas Notícias

03/12/2004 13:04

Seminário propõe divulgação da energia da cana

Agência Câmara

A importância do setor sucroalcooleiro do Brasil e os benefícios na utilização dos derivados da cana-de-açúcar na geração de energia foram os principais temas debatidos ontem durante o Seminário "O Brasil e a energia do século XXI: açúcar e etanol". Realizado no auditório do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o encontro, promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, reuniu parlamentares, representantes do Governo, de missões estrangeiras, da iniciativa privada e especialistas nacionais e estrangeiros.

Divulgação da tecnologia
Na avaliação do presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputado Carlos Melles (PFL-MG), o Brasil precisa divulgar para o mundo a tecnologia desenvolvida com sucesso no País, e que traz grandes benefícios para toda a sociedade. "Na primeira crise do petróleo em 1973, o Brasil deu a resposta do Pro-álcool e agora o Brasil começa com o biodiesel, que é outra proposta de alternativa energética. O seminário visa dar visibilidade, aqui dentro, do que representa o futuro desse programa, e começar a levar para o mundo, vendendo a nossa tecnologia do álcool", explicou.
Para o deputado José Thomaz Nonô (PFL-AL), integrante da Comissão, é fundamental a participação do Parlamento na discussão que envolve o desenvolvimento do setor sucroalcooleiro, porque "este setor é muito importante para a nossa economia e o cenário energético mundial por ser uma alternativa em relação à questão do meio ambiente".

Produção brasileira
O Brasil é hoje o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. Do total da colheita brasileira de cana, 50% são destinados à produção de açúcar e os outros 50% para a de etanol. Nas exportações, o Brasil detém 40% do mercado internacional de açúcar. A indústria da cana-de-açúcar gera aproximadamente 1 milhão de empregos diretos. Com relação ao álcool combustível, o Brasil exporta 2 bilhões de litros por ano e pode chegar, nos próximos 10 anos, a um total de 10 bilhões de litros anuais.
De acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar e álcool. Só nos dez primeiros meses deste ano, as exportações de açúcar e álcool aumentaram 36,5%.

Temas analisados
Durante o Seminário, foi feito um histórico sobre a introdução do açúcar no Brasil e os diversos ciclos da produção. Também foram abordados, dentre outros temas, o Programa Nacional do Álcool, a sustentabilidade da indústria do açúcar e do álcool, as perspectivas de acesso a novos mercados e as oportunidades para o etanol.
O Seminário foi promovido em conjunto pelo Ministério das Relações Exteriores, pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara e pelo jornal “Valor Econômico”.
Também participaram do evento o presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara, deputado João Pizzolati (PP-SC), e os deputados Fernando Gabeira (sem partido-RJ), Júlio Semeghini (PSDB-SP), Nelson Marquezelli (PTB-SP), Virgílio Guimarães (PT-MG) e Zarattini (PT-SP)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 27 de Junho de 2017
Segunda, 26 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)