Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Seminário debate educação a distância

Rovênia Amorim / MEC - 05 de abril de 2004 - 15:01

O diretor do Programa Nacional de Informática em Educação (ProInfo), Américo Bernardes, participa hoje, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, da abertura do 2º Seminário Nacional da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), que este ano traz como tema o Desenvolvimento Sustentável e Educação a Distância.

Américo representa o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Marcos Dantas, e falará do papel da educação a distância na democratização do acesso e na formação de educação continuada a distância. “As populações não precisam mais migrar para outros centros urbanos. A educação vai até elas’’, diz Américo. Segundo ele, a educação a distância é peça importante no processo de desenvolvimento sustentável brasileiro: “Não há desenvolvimento econômico e social, sem educação.’’

Às 16h, ele apresenta projetos e políticas do MEC, como a regulamentação da educação a distância, o desenvolvimento da educação superior a distância e o Proformação, programa para formação continuada de professores, além das políticas de info-inclusão, com o repasse de novas tecnologias às escolas públicas de educação básica.

Uniderp – O seminário termina amanhã, terça-feira. A Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) foi escolhida como parceira na realização do seminário por se consolidar na região como pólo de desenvolvimento de pesquisa e estudo com atendimento à comunidade nas áreas de veterinária, medicina, agronomia e educação.

Sem deixar de atender ao conjunto das áreas de conhecimento universais, a Uniderp se ocupa, em particular, de temáticas brasileiras regionais, como meio-ambiente – com destaque para a região do Pantanal Mato-grossense –, planejamento e gestão administrativos, ecoturismo, integração regional, programas de desenvolvimento e implantação de serviços, de saneamento e saúde pública, de educação, incluindo cursos de pós-graduação a distância.

Participam do 2º seminário da Abed instituições de ensino superior, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além da Rede Brasileira de Educação a Distância (IUVB). Na terça-feira, haverá painéis que tratarão de experiências regionais de educação a distância e apresentações sobre o uso da internet na escola pública, o ambiente interativo e as práticas do ensino superior on line.

SIGA-NOS NO Google News