Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/04/2015 07:30

Semana do Júri: Justiça de MS realiza cerca de 80% das sessões agendadas

Campo Grande News

Durante a 2ª Semana Nacional do Júri, que ocorreu de 13 a 17 de abril, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul realizou 41 julgamentos dos 52 pautados para o período. A ação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de cumprir as metas da Enasp (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública), julgou ações penais de crimes dolosos contra a vida, com denúncias recebidas até 31 de dezembro de 2009 e que não tenham sido julgadas até 31 de outubro de 2014, excluídas as ações suspensas.

Dos casos julgados durante a 2ª Semana do Júri, houve 24 condenações, 14 absolvições, 3 desclassificações de crime, além de 11 julgamentos não realizados ou adiados. Dezoito varas do Estado realizaram julgamentos na mobilização nacional e cinco receberão o Selo Bronze do CNJ pelos resultados obtidos na 2ª Semana Nacional do Júri.

A 1ª Vara de Amambai (5 júris realizados), a 1ª Vara de Bonito (5 júris), 3ª Vara Criminal de Dourados (5 júris) e, da comarca de Campo Grande, a 1ª Vara do Júri (5 júris realizados) e a 2ª Vara do Júri (4 júris).

Para o juiz auxiliar da Presidência do TJMS e gestor das Metas do CNJ, Luiz Antonio Cavassa de Almeida, o resultado exitoso destas comarcas é “fruto da cooperação concentrada de esforços por parte dos juízes, servidores, do planejamento do Tribunal, além das instituições envolvidas, como Ministério Público, Defensoria Pública e OAB/MS”. Ainda segundo o magistrado, os esforços visam dar solução aos processos, “o que vai ao encontro dos anseios dos jurisdicionados com a efetividade da justiça, nos casos de crimes dolosos contra a vida”.

O resultado positivo do Judiciário sul-mato-grossense ajuda a reduzir a sensação de impunidade, sobretudo nos crimes de homicídio, é o que diz o juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, Aluízio Pereira dos Santos, que participou da semana, presidindo quatro sessões de julgamento do júri. “Cada vez mais os Tribunais do país estão valorizando a vida, voltando os olhos para os Tribunais do Júri. Os mutirões mostram que o Judiciário está dando resposta para a sociedade e para a família das vítimas”.

Com o trabalho realizado durante a 2ª Semana do Júri, existem em Mato Grosso do Sul apenas 262 ações em andamento que fazem parte da Meta Enasp. O Processômetro, uma ferramenta digital criada pela Assessoria de Planejamento do TJMS, ajuda os magistrados a acompanharem os processos suspensos ou em andamento, facilitando o trabalho do juiz e do cartório.

O cumprimento da Meta Enasp não termina com a Semana Nacional do Júri. As varas criminais e de competência exclusivas do Tribunal do Júri continuarão a realizar, até o fim de outubro, julgamentos de crimes dolosos contra a vida, com denúncia recebidas até 31 de dezembro de 2009 e que não tenham sido julgadas até 31 de outubro de 2014.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TJMS.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)