Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Semana da Conciliação do Centro-Oeste será aberta hoje

CNJ - 14 de setembro de 2009 - 09:00

O conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Paulo Tamburini, participará do lançamento da Semana da Conciliação – Meta 2 da região Centro-Oeste, nesta segunda-feira (14/09), em Cuiabá (MT). A cerimônia será realizada às 9h no Fórum Desembargador José Vidal, que fica no Centro Político Administrativo (CPA) de Cuiabá. A mobilização, que acontecerá simultaneamente em todos os estados do Brasil, visa estimular a solução de processos que ingressaram na Justiça antes de 31 de dezembro de 2005 por meio de um acordo amigável entre as partes. No Mato Grosso, todas as 79 Comarcas foram convidados a participar do esforço conjunto.



Em Cuiabá, as audiências de conciliação serão realizadas durante toda a semana no prédio do Fórum e nos Juizados Especiais, que estão localizados no Edifício Maruanã na Avenida do CPA. A Semana Nacional da Conciliação com foco nos processos da Meta 2 acontece de segunda (14/09) a sexta-feira (18/09) em todos os estados brasileiros. A presidente da comissão estadual do movimento permanente pela conciliação em Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, destacou que o objetivo maior da mobilização é a difusão da cultura da conciliação, da promoção de uma nova forma de resolução de conflitos, com estímulo ao diálogo e à compreensão entre as partes.



Na Vara Especializada em Direito Agrário de Cuiabá, foram intimadas a comparecer às audiências de conciliação durante a semana as partes de todos os 93 processos que ingressaram antes de dezembro de 2005, mas ainda estão pendentes de julgamento. Já na Quinta Vara Cível capital, cerca de 30 ações têm audiências agendadas para a semana do movimento. A Terceira Vara Especializada de Direito Bancário de Cuiabá, por sua vez, vai realizar 32 audiências, sendo 22 delas apenas a pedido de uma única instituição financeira.



Também estarão presentes na abertura da Semana Nacional da Conciliação em Cuiabá, nesta segunda-feira (14/09), o presidente do Tribunal de Justiça do estado, desembargador Mariano Alonso Ribeiro Travassos e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, desembargador João Carlos Ribeiro de Souza. São parceiros nessa iniciativa a Assembléia Legislativa de MT, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Comando Geral da Polícia Militar, além de centros universitários.



SIGA-NOS NO Google News