Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sema licencia emrpesas que trabalham com carvão vegetal

Christiane Reis - Campo Grande News - 22 de novembro de 2005 - 05:33

Levantamento da Gerência de Recursos Florestais, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) aponta que 345 empresas, produtoras, armazenadoras ou que transportam carvão vegetal solicitaram licença para continuar atuando no setor. Deste total 125 já foram atendidas.Projeção do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Florestais Renováveis (Ibama), indicava a existência de pelo menos 5 mil empresas operando neste ramo em Mato Grosso do Sul.
Até então, as carvoarias não necessitavam de licença ambiental da Sema para operar; bastava uma autorização do Ibama. Com a regulamentação do setor, para continuarem em atividade, as carvoarias terão que obedecer a uma série de normas que visam unicamente proteger o meio ambiente de eventual contaminação: os fornos devem estar distantes no mínimo três mil metros do perímetro urbano ou concentração habitacional, a 500 metros de estradas vicinais, mil metros de estradas e rodovias federais, estaduais e municipais, a 200 metros de rios, córregos ou lagoas.
Esse limite de espaço se deve à fumaça que resulta do processo. Se estiver perto de uma rodovia a fumaça pode atrapalhar a visibilidade dos motoristas e causar acidentes. Também não podem se estabelecer em unidades de conservação ambiental ou área de reserva legal. Essas limitações se estendem às instalações de alojamento ou moradia do produtor e empregados envolvidos na atividade.

SIGA-NOS NO Google News