Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/07/2006 07:25

Sema elege as árvores que simbolizam Mato Grosso

24horasnews

A seringueira foi a árvore que recebeu a votação mais expressiva no concurso realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para a escolha da árvore símbolo dos três biomas existentes em Mato Grosso: Cerrado, Amazônico e Pantanal. Com 72,45% dos votos recebidos por meio eletrônico, a seringueira foi escolhida como árvore-símbolo do bioma amazônico.

Na região do Pantanal, a piúva, cujo nome cientifico é Tabebuia heptaphylla, foi a vencedora. Esta espécie nativa do Pantanal recebeu 50,17% dos votos. Já no Cerrado, o pequizeiro foi o mais votado. O fruto que faz parte da culinária da região Centro Oeste, principalmente em Goiás e Mato Grosso, foi eleito com 50,79% dos votos dos participantes do concurso.

As árvores escolhidas pela população serão agora reconhecidas pelo Governo do Estado, através de um decreto assinado pelo governador Blairo Maggi, que deverá ser publicado no Diário Oficial nos próximos dias. Seringueira, piúva e pequizeiro serão, a partir deste ato, as árvores que representam oficialmente Mato Grosso.

A escolha foi feita através da internet. Durante trinta dias ( de 01 a 30 de junho), os participantes acessaram o site oficial da Sema e deixaram o voto na página destinada ao concurso.

Segundo o secretário interino de Meio Ambiente (Sema), Luis Henrique Daldegan, a escolha não é apenas simbólica. A Sema, em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), irá incentivar o plantio dessas espécies em Mato Grosso. “Queremos não apenas ver essas árvores como símbolo do Estado, mas principalmente avistá-las plantadas em nossa região”, disse o secretário.

A Sema pretende distribuir as mudas e incentivar os moradores de regiões como o Pantanal , por exemplo, a plantar as espécies doadas. No caso do Pantanal, a espécie a ser plantada é a piúva. “Vamos contar muito com o apoio dos pantaneiros e moradores de outras regiões para o plantio destas mudas que iremos doar”, conclamou Luis Henrique.

Em Cuiabá, a Sema mantém, desde o ano passado, o projeto “Plante Sua Árvore”. Na Capital, a Secretaria também tem doado mudas e incentivado a população a fazer o plantio de árvores nas praças públicas, calçadas e quintais de residências. “O objetivo é devolver a Cuiabá o titulo de “Cidade Verde”, ostentado no passado devido à grande quantidade de árvores existentes na cidade”, diz o titular da Sema e idealizador do projeto, Marcos Machado.

Segundo ele, o plantio de árvores na Capital não é apenas por uma questão visual, mas uma necessidade à saúde humana. “Com este calor terrível do dia-dia, a árvore é mais que necessária para gerar sombra e amenizar o clima em nossa cidade”, conclui o secretário.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)