Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sema elege as árvores que simbolizam Mato Grosso

24horasnews - 05 de julho de 2006 - 07:25

A seringueira foi a árvore que recebeu a votação mais expressiva no concurso realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para a escolha da árvore símbolo dos três biomas existentes em Mato Grosso: Cerrado, Amazônico e Pantanal. Com 72,45% dos votos recebidos por meio eletrônico, a seringueira foi escolhida como árvore-símbolo do bioma amazônico.

Na região do Pantanal, a piúva, cujo nome cientifico é Tabebuia heptaphylla, foi a vencedora. Esta espécie nativa do Pantanal recebeu 50,17% dos votos. Já no Cerrado, o pequizeiro foi o mais votado. O fruto que faz parte da culinária da região Centro Oeste, principalmente em Goiás e Mato Grosso, foi eleito com 50,79% dos votos dos participantes do concurso.

As árvores escolhidas pela população serão agora reconhecidas pelo Governo do Estado, através de um decreto assinado pelo governador Blairo Maggi, que deverá ser publicado no Diário Oficial nos próximos dias. Seringueira, piúva e pequizeiro serão, a partir deste ato, as árvores que representam oficialmente Mato Grosso.

A escolha foi feita através da internet. Durante trinta dias ( de 01 a 30 de junho), os participantes acessaram o site oficial da Sema e deixaram o voto na página destinada ao concurso.

Segundo o secretário interino de Meio Ambiente (Sema), Luis Henrique Daldegan, a escolha não é apenas simbólica. A Sema, em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), irá incentivar o plantio dessas espécies em Mato Grosso. “Queremos não apenas ver essas árvores como símbolo do Estado, mas principalmente avistá-las plantadas em nossa região”, disse o secretário.

A Sema pretende distribuir as mudas e incentivar os moradores de regiões como o Pantanal , por exemplo, a plantar as espécies doadas. No caso do Pantanal, a espécie a ser plantada é a piúva. “Vamos contar muito com o apoio dos pantaneiros e moradores de outras regiões para o plantio destas mudas que iremos doar”, conclamou Luis Henrique.

Em Cuiabá, a Sema mantém, desde o ano passado, o projeto “Plante Sua Árvore”. Na Capital, a Secretaria também tem doado mudas e incentivado a população a fazer o plantio de árvores nas praças públicas, calçadas e quintais de residências. “O objetivo é devolver a Cuiabá o titulo de “Cidade Verde”, ostentado no passado devido à grande quantidade de árvores existentes na cidade”, diz o titular da Sema e idealizador do projeto, Marcos Machado.

Segundo ele, o plantio de árvores na Capital não é apenas por uma questão visual, mas uma necessidade à saúde humana. “Com este calor terrível do dia-dia, a árvore é mais que necessária para gerar sombra e amenizar o clima em nossa cidade”, conclui o secretário.

SIGA-NOS NO Google News